Empreendedoras que foram do simples ao sofisticado investindo no desenvolvimento pessoal
Mentoria transforma a jornada de mulheres empreendedoras, ajudando a elevar pequenos negócios a marcas diferenciadas e alinhadas com seus valores pessoais
247 - No Brasil, 30 milhões de mulheres se denominam como autônomas, se dedicando a empreendimentos próprios nos mais diversos setores, de acordo com dados da Rede Mulher Empreendedora. Nesse cenário competitivo, muitas delas têm buscado formas diferenciadas de se destacar no mercado.
Um exemplo de estratégia de crescimento no empreendedorismo feminino é a sofisticação de marcas, que aliam à construção de um branding diferenciado ao desenvolvimento pessoal. Essa combinação não apenas eleva o posicionamento no mercado, mas também traz uma identidade mais autêntica e alinhada com os valores pessoais das empresárias.
Segundo Tatiana Mika, especialista em posicionamento de marcas, a sofisticação vai além do produto ou serviço. “Trata-se de se conectar de forma autêntica com o público, refletindo os valores que são realmente importantes para a empreendedora e sua marca”, explica.
Histórias de transformação - Empreendedoras que passaram pelo programa de mentoria “Sofistiquei”, criado e ministrado por Tatiana, relataram que, quando passaram a incorporar o autoconhecimento com elementos de branding estratégico, seus negócios ganharam uma nova dimensão.
Uma dessas empreendedoras é Rita de Cássia, que era faxineira e se tornou empresária de assessoria doméstica, dona do seu tempo, mentorando outras mulheres. Ela avançou um dígito em seu faturamento e realizou o seu sonho de ter um carro, casa com piscina e passar mais tempo ao lado de sua filha.
Com a mentoria de Tatiana, Rita entendeu como poderia explorar seu potencial utilizando suas próprias experiências para ajudar outras como ela a transformarem suas histórias de vida. “A cada trabalho que eu executo eu lembro das palavras da Tati e tento melhorar minha entrega. Sempre acreditei em mim, mas a mentoria me despertou para a ação. Eu fui desenvolvendo, respeitando e acreditando em cada processo meu. Agora, este ano, estou finalizando meu primeiro lançamento online”, conta.
A importância do desenvolvimento pessoal - Além do impacto nos negócios, muitas empreendedoras relatam que o processo de sofisticação de suas marcas também foi uma jornada pessoal de autoconhecimento. Tatiana acredita que o sucesso começa com a transformação interna. “Para sofisticar sua marca, você precisa primeiro sofisticar a si mesma. Isso significa estar alinhada com seus valores e saber como transmiti-los de forma genuína”, afirma a especialista.
Outro exemplo é o de Cris Faria, empresária fundadora da marca Viver Organizer que exponencializou o seu faturamento ultrapassando a marca do primeiro milhão. Sob a mentoria, ela conseguiu ampliar sua marca e hoje atende clientes em diferentes estados, com um posicionamento de marca que combina simplicidade e elegância. “A Tati me fez perder o medo de aumentar o valor dos meus serviços e mostrou que eu precisava destacar a singularidade do meu serviço e ousar do meu jeito. Foi quando entendi que a sofisticação não precisa ser complicada, ela pode ser simples, desde que seja autêntica”, relembra.
Cris também destaca o crescimento pessoal intrínseco a esse processo, fator percebido por diversas mentorandas. “Não estava satisfeita na minha profissão e estava em busca de uma transformação. Entendi que ela partiria de mim mesma e consegui acordar características em mim que estavam adormecidas. Hoje, tenho um novo conceito de atendimento e sinto muito mais energia e felicidade com o que eu faço”, relata.
O método - O método desenvolvido por Tatiana tem como base sete princípios de sofisticação, incluindo comunicação clara, uso dos cinco sentidos e ousadia. Uma técnica utilizada é a Programação Neurolinguística (PNL), que explora a linguagem nas percepções e comportamentos dos consumidores, facilitando a criação de uma comunicação mais alinhada com os valores da marca e com as expectativas do público-alvo.
Essa abordagem diferenciada tem ajudado as empreendedoras a refinar sua comunicação, posicionamento e a criar experiências memoráveis para seus clientes, sempre respeitando a essência de cada negócio. Além disso, permitiu que muitas empreendedoras não tivessem apenas o sucesso financeiro, mas também se sentissem realizadas e confiantes em suas jornadas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: