HOME > Empreender

Especialista aponta 7 passos para treinar líderes bem sucedidos nas empresas

Segundo a vice-presidente do SERAC, pontos como treinamento constante, feedbacks e exemplos são essenciais

É fundamental que o empreendedor tenha boa relação com outros profissionais e uma boa orientação jurídica de profissionais capacitados (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os líderes desempenham um papel fundamental em qualquer organização, afinal são eles que respondem a diversas funções, impactando diretamente no sucesso e no bem-estar da empresa, como ajudar a direcionar os colaboradores de forma clara e estratégica. Mas para isso, é preciso investir em treinamentos constantes e não apenas contar com a sorte.

De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, sendo referência nas áreas contábil, jurídica, educacional e de tecnologia, um bom líder motiva e inspira sua equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e engajador. “Eles têm a missão de maximizar o potencial de cada membro da equipe, incentivando o crescimento e o desenvolvimento profissional, porém para que estejam exercendo sempre bem o papel de liderança, também precisam ser bem liderados”, afirma.

A executiva ressalta que ninguém começa como um líder e que, normalmente, chegar à liderança e exercê-la bem é algo que faz parte de um processo contínuo. “Existem alguns passos que o líder master, que pode ser o dono da empresa por exemplo, precisa dar para que consiga influenciar bem os demais. Segui-los é fundamental para conseguir bons resultados”, avalia Carla.

Confira sete passos para conseguir treinar líderes bem sucedidos na organização:

  1. Seja inspiração: Quem lidera os líderes precisa ser uma referência. “É como a relação de pais e filhos. Você só ensina bem se estiver agindo de forma correta também, por isso os líderes precisam ter exemplos de outros bons líderes dentro da empresa”, explica Carla Martins.
  2. Ofereça treinamentos constantes: É preciso treinar competências técnicas e emocionais que os líderes ainda precisem aprimorar.
  3. Delegue e confie: A executiva explica que não tem como o dono da empresa ou o líder master agir como uma espécie de babá de outros líderes. “Se você já confiou e deu a eles responsabilidades, então deixe-os assumir essa tarefa”, orienta Carla.
  4. Acompanhe: O fato de delegar, não significa abandonar. A vice-presidente do SERAC sugere que sejam pedidos e realizados feedbacks contínuos.
  5. Ajuste rapidamente as falhas porque todo líder vai errar: É preciso mostrar que é humano errar, mas que tudo pode e deve ser ajustado rapidamente. “A comunicação, por exemplo, é um ponto que normalmente gera erros. Todo líder tem que saber falar com cada liderado de um jeito, como uma mãe fala com um filho dependendo do comportamento dele, mas nem todos sabem fazer isso, por isso precisam aprender”, explica a executiva.
  6. Escute de forma ativa: Ouvir as ideias dos novos líderes é fundamental, assim como ajudar a traçar caminhos para aplicar essas ideias.
  7. Entender que a gestão de pessoas precisa ser humana, mas também estratégica: Segundo Carla, é preciso haver empatia, mas também estratégia visando ao lucro da empresa. “Os líderes precisam entender que têm que ser humanos, mas também devem estar 100% atentos para que as pessoas produzam o suficiente a ponto de dar lucro. Isso é algo fundamental para o crescimento da empresa e, consequentemente, para todos que fazem parte dela”, finaliza Carla.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados