HOME > Empreender

Estratégias de marketing digital aceleram práticas sustentáveis e oferecem experiências personalizadas para os consumidores

Especialista detalha mudanças que as empresas podem adotar para se adaptarem aos novos perfis de consumo pós-pandemia

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A pandemia trouxe mudanças profundas nos hábitos de consumo, que continuam a influenciar o comportamento dos consumidores até hoje. As compras feitas pela internet aumentaram cerca de 20% desde janeiro de 2020, com 92% dos consumidores se tornando adeptos permanentes dessa modalidade, segundo pesquisa da McKinsey & Company. 

Isso demonstra que a conveniência do comércio digital tornou-se uma expectativa padrão para o público. Entre as principais tendências, estão o crescimento das compras online, a valorização de produtos locais e sustentáveis e a busca por experiências personalizadas. 

Busca por experiências personalizadas

De acordo com Ricardo Torres, empresário e especialista em tecnologia e marketing, as empresas devem ajustar suas estratégias de marketing digital para atender às novas demandas. “Os consumidores esperam experiências que atendam suas necessidades individuais. Empresas que utilizam análises avançadas para melhor entender seus clientes e oferecer experiências altamente personalizadas possuem uma vantagem competitiva”, explica. 

Segundo Torres, as marcas precisam de uma capacidade analítica em tempo real para compreender o mercado e atuar de acordo. “A pandemia comprimiu uma década de adoção digital em apenas 100 dias. Nesse cenário acelerado, é preciso entender o que impulsiona as mudanças de comportamento dos consumidores, se elas fazem sentido para o negócio, e buscar se alinhar às tendências de forma coerente com valores da marca”, explica.

Valorização de produtos locais e sustentáveis

Uma dessas tendências que a pandemia trouxe para os tempos atuais foi a valorização de produtores locais e produtos sustentáveis. Com as cadeias de suprimentos globais sob pressão, os consumidores passam a procurar alternativas mais próximas de onde moram. Isso também está relacionado com a crescente conscientização ambiental, na qual marcas e consumidores buscam adotar práticas mais sustentáveis diante do novo contexto climático. 

Caso esteja alinhado aos esforços do negócio, divulgar a cadeia de produção dos produtos e destacar os benefícios ambientais e comunitários da marca pode atrair consumidores que valorizam a sustentabilidade e o apoio à economia local. “Integrar práticas sustentáveis em aspectos chave do negócio e comunicar esses esforços de forma transparente pode aumentar a lealdade do cliente”, salienta Torres.

Ajustando estratégias de marketing digital

A pandemia redefiniu os hábitos de consumo, tornando os consumidores acostumados com a conveniência do ambiente digital. Por isso, é essencial que a usabilidade dos sites esteja em dia e a experiência de compra seja simples e fluida.

Para as marcas que desejam atender às novas exigências do mercado, Torres recomenda algumas dicas práticas, como investir em tecnologia para aprimorar a experiência do usuário. “Utilizar ferramentas de análise para obter uma visão completa do comportamento do cliente é essencial. Isso permite a criação de campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas”, sugere o especialista. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados