Humor e crítica: criador de conteúdo transforma piadas do cotidiano em sucesso nas redes
Humorista Angelo Silva fala sobre sua trajetória, desafios na internet e como alcançou mais de 1 milhão de seguidores
Beatriz Bevilaqua, 247 - O humor sempre foi uma forma de enfrentar a realidade, e, com a internet, muitas pessoas conseguiram se expor e atingir uma audiência exponencial. Neste episódio, entrevistamos Angelo Silva, que abandonou o trabalho formal para se dedicar à produção de conteúdo humorístico nas redes sociais. Antes de se tornar criador de conteúdo, Angelo trabalhou como servente de pedreiro, assistente de manutenção de ar-condicionado e editor de vídeo, mas sempre teve o humor como sua maior paixão. Hoje, com mais de 1 milhão de seguidores, ele se destaca por criar vídeos que retratam o cotidiano de forma tanto cômica quanto dramática.
“Desde pequeno, sempre amei comédia — Chaplin, Os Três Patetas, Os Trapalhões — e isso ficou dentro de mim. Eu contava piada e fazia palhaçadas com a família e na escola. Um dia, assistindo ao pessoal no set de filmagem, pensei: 'Acho que consigo fazer isso'. Decidi sair de trás das câmeras e ir para frente das telas. Em 2017, comecei a produzir conteúdo, pois queria ter a liberdade de expressar meus pensamentos. Sempre senti uma certa angústia por não me expor, mas com o humor podemos falar abertamente. Às vezes, faço vídeos politizados e de questões realmente sérias para alertar o público", diz.
No começo, ele começou sua estratégia de conteúdo no seu próprio bairro, em Goianases. Começou com vídeos humorísticos sobre a falta de escada rolante em uma das estações de trem com mais circulação de pessoas em São Paulo. “Eu fazia piada dizendo que, por estar acima do peso, ao subir os degraus da estação, me tornaria um atleta. Mas, na verdade, era uma crítica à falta de acessibilidade naquele local", explica. Com o tempo, os vídeos foram ganhando mais abrangência. "Aos poucos, fui tratando de questões mais macros e que incomodavam o dia a dia do brasileiro como um todo. O primeiro vídeo que fiz teve 200 mil visualizações. Hoje, tenho vídeos que chegam a 6 milhões de views, abordando uma variedade de temas."
Para Ângelo, a maior dificuldade em criar conteúdo na internet está na estratégia de comunicação, especialmente em uma época marcada por cancelamentos e intolerância política. "Às vezes, o pessoal acha que é só apertar um botão e tudo acontece. Hoje em dia, preciso ter ainda mais cuidado; uma palavra equivocada pode ser mal interpretada. Sempre tive receio, mas nunca deixei de falar o que penso. Vi na internet uma oportunidade de mudar de vida e também de expor os meus pensamentos", afirmou.
Ele se lembra que na época da escola se dava bem com todo mundo, sempre fazendo a ponte entre todos, mesmo sendo tímido circulava em diversos ambientes. Imitava grandes apresentadores da televisão e engajava toda a turma. “Mais tarde insatisfeito com os rumos da vida adulta e os diversos trabalhos que fazia, resolvi criar conteúdo na internet porque não queria mais acordar cedo e nem pegar mais peso”, brinca.
Durante a entrevista, Angelo compartilha os desafios que enfrentou ao longo de sua trajetória, além de oferecer dicas valiosas para quem deseja trabalhar nessa área e monetizar seus vídeos. Assista à entrevista na íntegra:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: