TV 247 logo
    HOME > Empreender

    Microempreendedora converte paixão pela arte em negócio de sucesso

    Professora Rita Zanfra saiu da educação e mergulhou no artesanato, buscando flexibilidade para cuidar dos filhos pequenos

    Microempreendedora Rita Zanfra (Foto: Divulgação)

    Beatriz Bevilaqua, 247 - Apesar de vivermos na era da inteligência artificial, o trabalho feito à mão ainda desperta o interesse de muitas pessoas. No episódio desta semana do “Empreender Brasil”, da TV 247, conheça a história de Rita Zanfra, uma microempreendedora gaúcha que, apesar de sua formação em filosofia, encontrou sua verdadeira vocação na arte de desenhar.

    Rita é uma artista talentosa, especialista em dominar o equilíbrio entre água e pigmentação, com um profundo conhecimento dos materiais e técnicas da pintura com aquarela - especialidade adquirida durante a pandemia da Covid-19. Naquele contexto, ela se dedicou a capturar a essência de pessoas (conhecidas e desconhecidas) por meio de retratos detalhistas, que exigem horas de atenção. 

    O empreendedorismo surgiu em sua vida como uma necessidade depois de retornar do Pará, onde viveu um período com sua família e dava aulas de filosofia. Assim que voltou para o sul do país, não conseguiu boas oportunidades para conciliar o trabalho e a maternidade. “Naquela época, o termo ‘empreendedorismo’ não era comum. Saí da educação e mergulhei no artesanato, buscando flexibilidade para cuidar dos meus filhos pequenos. Trabalhar em casa se tornou uma possibilidade de renda”, explicou.

    Durante esse período, ela começou a fazer pinturas em tela e vendia seus trabalhos para a vizinhança, contribuindo para a renda familiar. “Eu vendia quadros e também peças de gesso, revendendo-as para lojas e pessoas físicas”, lembra a gaúcha. 

    Mas, para ser um empreendedor, não basta ser bom tecnicamente no que entrega; é necessário também gerenciar todo o negócio. Ela se culpa por ter demorado a formalizar sua atividade. “Eu deveria ter aberto o MEI há muito tempo e ter acesso a vários benefícios, como a previdência social, direito ao crédito e acesso a cursos e capacitações”, explicou.

    Hoje sua especialidade é a aquarela e além de fazer arte sob encomenda, ela também dá aula de pintura para crianças na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pejuçara (Apae) e também na Livraria Centenária de Ijuí.

    Assista na íntegra aqui:

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: