Pequenos negócios impulsionam crescimento de 0,9% do PIB no terceiro trimestre
Setores de serviços e indústria, dominados por micro e pequenas empresas, lideraram o avanço econômico do país
247 - O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2024, comparado ao período de abril a junho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expansão foi impulsionada pelos setores de serviços (0,9%) e indústria (0,6%), que têm grande participação de pequenos negócios. Em valores correntes, a economia gerou R$ 3 trilhões no trimestre. De janeiro a setembro, o PIB acumulou alta de 3,3% e avançou 4% em relação ao mesmo período de 2023.
No setor de serviços, destacaram-se os crescimentos em:
- Informação e comunicação (2,1%);
- Outras atividades de serviços (1,7%);
- Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%);
- Atividades imobiliárias (1,0%);
- Comércio (0,8%);
- Transporte, armazenagem e correio (0,6%).
Já na indústria, houve alta de 1,3% nas indústrias de transformação, mas retrações na construção (-1,7%), eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos (-1,4%) e indústrias extrativas (-0,3%).
Para Décio Lima, presidente do Sebrae, o avanço do PIB reforça a resiliência da economia e a importância dos pequenos negócios. "Os valores que estamos vivendo são extraordinários. O crescimento do nosso PIB assusta o mundo. No trimestre, o PIB do Brasil cresceu mais que o dos Estados Unidos", destacou. Lima também minimizou a oscilação do dólar, afirmando que "não podemos deixar que sazonalidades nos afastem do entusiasmo e da força econômica do povo brasileiro". (*Com informações da Agência Sebrae)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: