Recuperações judiciais crescem 76% em agosto, aponta Serasa Experian
As micro e pequenas empresas lideraram os pedidos, com 183 requisições
247 - Em agosto, o Brasil registrou 238 pedidos de Recuperação Judicial, um aumento de 76,3% em relação ao mesmo período de 2023, conforme dados da Serasa Experian. Esse é o maior número de 2024 e o segundo maior desde o início da série histórica em 2005. As micro e pequenas empresas lideraram os pedidos, com 183 requisições.
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, atribui esse aumento às altas taxas de juros, que encarecem o crédito e dificultam o pagamento de dívidas, e à inadimplência crescente dos consumidores, que afeta o fluxo de caixa das empresas. A inflação elevada também reduz o poder de compra e as vendas, agravando a situação financeira das empresas. O setor de "Serviços" foi o mais impactado, seguido por "Comércio" e "Indústria".
Ao mesmo tempo, houve uma queda de 2,9% nos pedidos de falência, com 100 solicitações no período, a maioria vinda de micro e pequenas empresas. Para ajudar as empresas a lidar com a inadimplência de clientes, a Serasa Experian oferece ferramentas de recuperação de dívidas, garantindo mais agilidade e eficiência no processo.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: