HOME > Empreender

São Paulo oferece capacitação gratuita para empresas que desejam exportar

Empreendedores de todas as regiões do estado e de qualquer setor podem se inscrever pelo site da InvestSP

(Foto: Bruno Kelli/Amazonia Real)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Governo de São Paulo vai capacitar gratuitamente 150 micro, pequenas e médias empresas, além de startups e produtores rurais que desejam exportar produtos e serviços. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado. O Programa Paulista de Capacitação para Exportação (Exporta SP) está com inscrições abertas até 12 de julho para a turma do segundo semestre de 2024. Empreendedores de todas as regiões do estado e de qualquer setor podem se inscrever pelo site da InvestSP.

Com a nova turma, o Exporta SP ultrapassará a marca de 1,2 mil empresas capacitadas desde sua criação. Em média, uma em cada cinco empresas consegue exportar antes mesmo de concluir o treinamento, que é 100% online e inclui 20 encontros ao longo de quatro meses. Após a capacitação, os empreendedores recebem acompanhamento de especialistas por até dois anos. O programa visa aumentar a competitividade, o faturamento e a segurança das pequenas empresas, permitindo que elas desenvolvam novas habilidades e diversifiquem suas fontes de receita ao acessarem o mercado internacional.

Além das 20 aulas coletivas com representantes da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA), o Exporta SP oferece mentorias individuais, onde os pequenos empresários podem discutir as necessidades específicas de seus negócios com especialistas. A capacitação aborda temas cruciais para o processo de internacionalização, como definição de preços, inteligência comercial, marketing, contratos internacionais, logística e vendas.

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal, indicam que quase metade das empresas brasileiras que exportam – cerca de 11 mil – estão no estado de São Paulo. A InvestSP estima que três em cada quatro dessas empresas são de micro, pequeno e médio porte. “Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e impulsionar o desenvolvimento que gera renda e emprego, uma diretriz forte do governador Tarcísio de Freitas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.

O presidente da InvestSP, Rui Gomes, destaca que “os pequenos negócios são responsáveis por oito de cada 10 empregos gerados no Brasil e representam quase metade das empresas exportadoras. Capacitar, abrir novos mercados e apoiar esses empreendedores está diretamente ligado à missão da InvestSP de gerar desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo”.

A maioria dos participantes do programa atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e vestuário. A seleção é realizada com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que considera o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional. Para mais informações, visite o site da agência ou entre em contato com a equipe de Promoção de Exportações da InvestSP pelo e-mail: spexport@investsp.org.br. (*Com informações do GOV SP)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: