HOME > Empreender

“Sempre quis fazer algo para melhorar a acessibilidade e o negócio surgiu da minha vivência”, diz empreendedor

Bruno Mahfuz desenvolveu um aplicativo gratuito e colaborativo para consultar e avaliar a acessibilidade dos locais

Empreendedor Bruno Mahfuz, fundador do Guiaderodas (Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Beatriz Bevilaqua, 247 - O programa “Empreender Brasil” deu voz nesta semana a um paulistano, que tem uma história de superação e empreendedorismo com propósito. Ele sofreu um acidente de carro aos 17 anos, ficou cadeirante e tendo vivenciado diariamente desafios de acesso aos estabelecimentos, desenvolveu um aplicativo gratuito e colaborativo para consultar e avaliar a acessibilidade dos locais. “Eu sempre quis fazer algo para melhorar a falta de acessibilidade e o Guiaderodas nasceu em 2016 depois do acúmulo de tantas experiências desagradáveis de exclusão. Um dia eu e um grupo de amigos nos juntamos para essa empreitada”, disse Bruno Mahfuz, fundador do Guiaderodas.

O aplicativo tem o objetivo de tornar a vida das pessoas mais autônoma e inclusiva. Desta maneira, os usuários podem planejar melhor os seus destinos na hora de sair de casa, como fazer uma reserva num restaurante ou até mesmo viajar para um lugar distante. Mais tarde o empreendedor criou um sistema de certificação para empresas e alavancou o modelo de negócio. 

Em sua pesquisa de mercado e vivência de 23 anos numa cadeira de rodas, Bruno percebeu que houve uma grande evolução de inclusão na sociedade. “Eu sempre digo que quando me acidentei eu não pude estudar onde quis, mas onde deu, pois naquela época as faculdades não tinham condições mínimas de acessibilidade. Hoje essa situação não existe mais, já que as universidades para terem aprovação de funcionamento pelo MEC precisam ser acessíveis”, enfatizou.

De lá para cá ele vê muita mudança e atribui esse fato a várias questões, como endurecimento da legislação, consumidores mais conscientes e o próprio aumento da expectativa de vida. “Se o gráfico caminhar na mesma tendência, eu acredito que a acessibilidade vai deixar de ser uma oportunidade para os empreendedores e ser uma obrigação de uma nova sociedade mais consciente, tanto é que a meta ousada do Guiaderodas é um dia fechar as portas. Queremos viver num mundo onde a nossa empresa não seja necessária”, disse Bruno.

O programa "Empreender Brasil" traz a cada semana um brasileiro ou brasileira de alguma parte do país para compartilhar a sua jornada empreendedora, desafios, superações e impacto. O programa é conduzido pela jornalista Beatriz Bevilaqua, que também apresenta o “Brasil Sustentável” e o “Sociedade do Amanhã” todos os sábados às 11h30 e 17h respectivamente, onde discute semanalmente as principais transformações da sociedade nas últimas décadas e uma perspectiva sobre o nosso futuro.

Assista à entrevista na íntegra:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: