TV 247 logo
    HOME > Empreender

    Sustentabilidade na prática é fator chave para sucesso no ecoturismo

    Debate sobre medidas de ESG é uma constante no evento Inspira Ecoturismo, que acontece até este sábado (14), em Bonito

    Pousada em Santa Catarina Morada dos Canyons adota diferentes medidas em ESG (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Agência Sebrae - Em um mundo onde viajantes vêm demandando experiências que respeitem o meio ambiente e promovam a sustentabilidade em seus aspectos econômicos e sociais, adotar práticas responsáveis se torna um diferencial para os negócios turísticos. Essa conscientização está presente no Inspira Ecoturismo, evento do Sebrae/MS e parceiros que ocorre em Bonito até este sábado (14), onde a discussão sobre como unir turismo e sustentabilidade é destaque.

    Autoridades, gestores públicos, empresários e demais interessados no assunto, incluindo também empreendedores que desenvolveram boas iniciativas nacionais e internacionais estão presentes, compartilhando as boas práticas que são fonte de inspiração. Um deles é a Morada dos Canyons, uma pousada localizada em Santa Catarina. O representante da empresa e consultor em ESG, Messias Fernandes, conta que a adoção das medidas teve início, no primeiro ano, sem custos, ou seja, algo possível para pequenos negócios.

    “Quando começamos a fazer a sustentabilidade em 2020, não tinha um orçamento para isso. Então, começamos com as ações de conscientização com os colaboradores, abordando a separação do lixo, a importância de eles usarem isso dentro da Morada dos Canyons e nas suas próprias casas. Essa ação nos ajudou a medir a quantidade de recicláveis que juntávamos por ano. Além disso, ajudamos instituições de caridade e realizamos trabalho voluntário para a limpeza da região. São todas ações que só precisamos de pessoas dispostas a fazerem, sem custo”, disse Fernandes.

    Depois desse trabalho inicial, houve o planejamento dos recursos para a sustentabilidade e, a partir disso, várias medidas foram implementadas para a redução do impacto ambiental, como a adoção de energia fotovoltaica para aquecimento das piscinas e abastecimento da pousada, tratamento também da água da piscina com ozônio em substituição ao cloro, e a neutralização da emissão de carbono. Atualmente, eles no caminho para serem “carbono zero”.

    O Cambará Eco Hotel, no Rio Grande do Sul, também na região Sul do país, fez ações similares focadas no time de colaboradores, que é 100% da comunidade local, atendendo ao princípio social da sustentabilidade. O empreendimento familiar já acumula prêmios de reconhecimento sustentável na área do turismo e hotelaria.

    “No caso nosso da hotelaria, a gente tem que treinar o colaborador e 100% deles são da comunidade local. Treinamos nas questões hoteleiras no dia a dia dos procedimentos sustentáveis. É um processo que leva tempo, é contínuo, tem que ser revisado e ter as pessoas engajadas. A sustentabilidade e a gestão, que ao mesmo tempo vai gerar investimento em algum momento, vai também vai gerar retorno, tanto de competitividade como de redução de custo”, pontua Emiliano Brugnera, representante da empresa.

    Nova Zelândia, referência internacional

    Amplamente reconhecida como um dos destinos turísticos mais impressionantes do mundo, a Nova Zelândia é referência também pelos seus modelos de turismo inovadores e sustentáveis. Situado no Pacífico Sul, o país equilibra a necessidade de crescimento econômico com a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais. E foi tema de painel no Inspira Ecoturismo, no dia 11 de setembro.

    Um terço da Nova Zelândia é protegido por parques nacionais e reservas naturais. O Departamento de Conservação (DOC) trabalha em estreita colaboração com comunidades locais e tribos maoris para gerir essas áreas. “Para tocar esse modelo diferenciado, há intencionalidade, ou seja, eles são claros no que querem, na intervenção que é necessária. Essa política pública é percebida e seguida por toda a governança”, comenta a diretora-técnica do Sebrae/MS Sandra Amarilha, que visitou o país em 2023, a partir de uma visita técnica viabilizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo.

    Atualmente, Tourism New Zealand é responsável por promover o país nos principais mercados e atrair turistas. Na série de três vídeos publicada no portal do Polo Sebrae de Ecoturismo, é possível conhecer as boas práticas de sustentabilidade, segurança e políticas públicas adotadas pelo país, em: inspira.ms.sebrae.com.br.

    Inspira Ecoturismo

    Com o tema “Construindo Novos Destinos”, o Inspira Ecoturismo chega à sua terceira edição, entre os dias 10 a e 14 de setembro, em Bonito. O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, com cinco dias intensos de aprendizado, networking e exploração de destinos turísticos. É uma oportunidade única para empreendedores e gestores do setor se conectarem, trocarem experiências e descobrirem novas práticas e inovações.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: