Teresina sedia maior evento de inovação do Nordeste e se projeta como polo tecnológico nacional
Com 200 startups, 80 palestras e presença de big techs, o NEON 2025 reunirá 10 mil pessoas em julho para debater o futuro da inovação no Brasil
247 - Teresina será, nos dias 3 e 4 de julho, o centro da inovação e do empreendedorismo no Brasil. A capital piauiense vai sediar a terceira edição do Nordeste On (NEON), considerado o maior evento de inovação da região. A informação é do Governo do Piauí e do Sebrae, realizadores do evento, que terá como palco o Centro de Convenções da cidade. Com entrada gratuita, as inscrições já estão abertas pelo site www.nordesteon2025.com.br.
O lançamento oficial do NEON 2025 foi realizado nesta segunda-feira (22), no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles, do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, de lideranças empresariais e representantes de entidades de classe. A expectativa é de reunir cerca de 10 mil pessoas, com uma programação extensa que inclui exposição de startups, rodadas de negócios e investimentos, mentorias e apresentações culturais.
Para o governador Rafael Fonteles, o evento reforça a parceria estratégica entre o Sebrae e o Governo do Estado e coloca o Piauí na vanguarda da inovação no Brasil. “Para nós é motivo de muito orgulho sediar o maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste. Certamente teremos uma das maiores edições já realizadas, reunindo todos os atores envolvidos no processo de inovação, falando a mesma língua e fazendo o processo de inovação acontecer”, afirmou.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou que o NEON será uma vitrine de oportunidades e contribuirá para transformar o panorama econômico da região. “Vemos essa região como um fenômeno muito importante no avanço da educação e na conexão da educação com a ciência, que é o que produz a inovação. No NEON teremos big techs, que são atoras que impulsionam a economia mundial, com inteligência artificial, capacidade de processamento de dados e suas diversas aplicações”, disse.
Um dos destaques do NEON 2025 será a presença de representantes do Web Summit Lisboa, considerada uma das maiores conferências de tecnologia do mundo. Essa participação marca um importante passo na internacionalização das startups nordestinas. “Nos dias 03 e 04 de julho, estaremos com uma programação extensa e diversificada, que inclui exposição de mais de 200 startups, 80 palestras, rodadas de negócios e de investimentos com grandes fundos e empresas, mentorias e outras atividades”, ressaltou Júlio César Filho, diretor superintendente do Sebrae no Piauí.
Para Delano Rocha, diretor técnico do Sebrae/PI, o NEON vai muito além de um evento: será um espaço de transformação para o ecossistema de inovação regional. “É um espaço de troca de experiências, de muito networking, de encontros, de rodadas de negócios e grandes oportunidades. É importante que todas as startups e empresas que queiram inovar e investir em tecnologia participem desse grande evento que conectará o Piauí ao Nordeste, ao Brasil e ao mundo”, afirmou.
O evento ocupará uma área de mais de 14 mil m² no Centro de Convenções de Teresina e contará com diferentes ambientes temáticos: praça de ecossistemas de inovação, área de educação empreendedora, palco Web Summit com pitches de startups, exposição de Indicações Geográficas (IGs), e muito mais. Entre os nomes já confirmados na programação estão os palestrantes Thiago Augusto, Lúcia Helena, Alfredo Soares, Gil Giardeli, Marcus Linhares e Professor Hoc.
Os eixos centrais das discussões serão Inteligência Artificial, Marketing Digital, Ecossistemas de Inovação, Novas Tecnologias e Transformação Digital — temas que estão moldando o futuro dos negócios e redefinindo o papel do Nordeste na nova economia. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento ou no Portal do Sebrae Piauí: pi.sebrae.com.br.
