TV 247 logo
    HOME > Empreender

    “Você pode criar sua startup em qualquer idade”, diz empreendedora amapaense de 77 anos

    Antonia Bezerra fundou a Amazon Bioprotein uma startup inovadora que transforma o cariru - planta nativa da Amazônia - em um suplemento proteico

    Empreendedora Antônia Bezerra, 77 anos, fundadora e CEO da Amazon Bioprotein (Foto: Divulgação )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Beatriz Bevilaqua, 247 - O Brasil é um verdadeiro tesouro de riquezas naturais, repleto de oportunidades para desenvolver soluções sustentáveis na alimentação. Nesta semana, no episódio do “Empreender Brasil”, entrevistamos Antonia Bezerra, uma inspiradora empreendedora amapaense de 77 anos. Fundadora e CEO da Amazon Bioprotein, Antonia lidera uma startup inovadora que transforma o cariru - planta nativa da Amazônia - em um suplemento proteico. Sua história é um exemplo de como é possível unir tradição e inovação em prol de um futuro mais sustentável.

    Desde 1982, Antonia se destaca no ramo da alimentação com buffets e restaurantes, construindo uma trajetória marcada por desafios e superações. “Eu venho de uma família onde as mulheres eram grandes cozinheiras. Sempre fui apaixonada pela culinária e, ao escolher onde atuar, optei pela gastronomia. Assim, comecei a empreender e crescer como empreendedora regional”, disse.

    Em 2003, sua vida tomou um rumo inesperado quando seu marido adoeceu gravemente, forçando-a a fazer uma escolha difícil: priorizar os cuidados com ele ou permanecer à frente de sua empresa. “Escolhi estar com ele durante todos os anos de tratamento até o seu último respiro”, revela.

    Após o falecimento do marido, ela enfrentou um momento de crise emocional. "Fui ao chão", confessa. Contudo, o espírito de empreendedorismo estava enraizado, e ela decidiu recomeçar sua jornada no mundo dos negócios. Sem capital, equipamentos ou apoio, Antonia deu os primeiros passos de volta ao mundo dos negócios. “Se tem algo que não tenho medo é de desafios; fui em frente”, afirma com determinação.

    Durante a pandemia da Covid-19, Antônia, assim como muitos pequenos empreendedores, se viu obrigada a se reinventar diante de um cenário desafiador, tanto em termos de saúde pública quanto para a economia local. Em busca de alternativas, ela decidiu voltar a se especializar: “Fui estudar nutrição, uma paixão que havia adiado até aquele momento”, disse.

    Alguns anos mais tarde, a empreendedora recebeu uma provocação de um professor da faculdade: “Você sabe o que é startup?” Surpresa, respondeu que não sabia, mas mencionou que seu filho e neto tinham startups. O professor então sugeriu: “Quer saber o que é? Vá no StartupON e saberá.”

    Movida pela curiosidade, ela participou do evento e se deparou com as maiores startups do Amapá. “Aquele mundo e a nova maneira de empreender me impactaram profundamente; era tudo muito diferente de tudo que eu havia vivido no empreendedorismo tradicional”, refletiu.

    Para Antônia, a busca por aprendizado e inovação não tem idade, provando que é possível reinventar-se mesmo em fases mais avançadas da vida. “Nós vamos fazer da nossa empresa uma referência forte e poderosa no Amapá, gerando renda e empregos, porque faz parte do nosso projeto fomentar a agricultura familiar, que nos fornece o cariru. Há muitos suplementos que são resultado de produtos que agridem a natureza. O cariru não precisa de tratamento de solo, ele dá o ano inteiro e é sustentável”, afirma.

    Como fundadora da Amazon Bioprotein, Antônia destaca que a empresa está em fase inicial, mas já é um exemplo de bioeconomia com impacto social, abrangendo diversas frentes que se beneficiarão com a iniciativa. “Até o momento, estivemos nos preparando para o lançamento, que será muito em breve. Recebemos nosso primeiro investimento para a compra dos equipamentos da nossa fábrica, e estamos evoluindo. Além disso, sou uma das 10 startups latino americanas escolhidas para estar em novembro no Web Summit de Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo”, diz animada.

    Assista à entrevista na íntegra:

     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: