TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    "Brasil perde um grande brasileiro", diz Tarso Genro sobre a morte de Saturnino Braga

    Ex-prefeito do Rio de Janeiro, Saturnino Braga, faleceu aos 93 anos; ex-governador do RS destaca trajetória política e contribuição para a democracia

    (Foto: ABR | Divulgação )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, enviou uma declaração ao programa Boa Noite 247, lamentando a morte de Roberto Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio de Janeiro. Braga faleceu nesta quinta-feira (3), aos 93 anos, após ser internado em cuidados paliativos devido a um quadro de pneumonia.

    "Saturnino Braga foi um grande brasileiro. Eu compartilhei com ele, ainda muito jovem, na luta pela redemocratização do nosso país e acompanhei toda a sua carreira política. Homem com uma formação democrática pela esquerda, que representava muito bem a elite política progressista que ascendeu no país depois do fim da ditadura militar", declarou Tarso Genro.

    O ex-governador destacou o papel de Saturnino Braga no movimento político que conduziu o país à redemocratização, assim como sua participação em campanhas eleitorais e na formação da frente política que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. "Ele foi colaborador permanente, me ajudou muito na formulação teórica do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e esteve presente em discussões importantes que nós realizamos para prestigiar aquele conselho, que criava uma esfera pública democrática em torno do governo."

    Tarso Genro concluiu ressaltando a importância de Saturnino Braga na política democrática brasileira: "O Brasil perde um grande brasileiro, a esfera da política democrática no Brasil perde um líder exemplar e aqueles formuladores, aqueles intelectuais, aqueles que formaram atos democráticos do país devem estar hoje sentidos e tristes com essa perda. Foi-se um grande brasileiro e que fará falta sempre que nós pensarmos em democracia, em República e em participação popular." 

    Saturnino Braga foi o primeiro prefeito eleito de forma direta no Rio de Janeiro após a redemocratização do Brasil, em 1985, e teve uma longa trajetória política marcada por sua atuação no PDT e PSB, além de seu mandato no Senado.

    Assista: 

     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: