“Esquerda progressista está sendo derrotada por se render ao social-liberalismo”, diz Breno Altman
Jornalista critica a aliança com liberais e conservadores e pede um ressurgimento da identidade anticapitalista. Assista na TV 247
247 - O jornalista Breno Altman discutiu em entrevista à TV 247 o mau desempenho da esquerda progressista nas eleições parlamentares europeias. Segundo Altman, a atual estratégia progressista está falhando devido à sua aliança com o social-liberalismo.
"De um ponto de vista da esquerda, temos que perguntar se o progressismo continua sendo uma boa estratégia, se a união com os liberais e conservadores para enfrentar a extrema-direita continua sendo uma boa estratégia. Essa ideia de apresentar uma esquerda palatável ao sistema, integrada ao sistema, é capaz de enfrentar a extrema-direita? A resposta é não", afirmou Altman.
Ele argumentou que a esquerda progressista está sendo derrotada porque abriu mão de uma perspectiva anticapitalista. "O discurso contrário ao sistema ficou nas mãos da direita", disse.
Altman observou que as eleições parlamentares europeias prenunciam o fracasso da "estratégia progressista", pela qual a esquerda é assimilada à democracia liberal. "Se não ressurgir, na esquerda mundial, com força de massas, uma identidade anticapitalista e anti-imperialista, os tempos serão sombrios", alertou.
Ele também destacou a necessidade de uma esquerda antissistema. "O que falta no mundo hoje? Uma esquerda antissistema. Enquanto não for reconstituída uma esquerda antissistema, como existiu no passado, a extrema-direita e os conservadores continuarão a nadar de braçada", concluiu Altman.
A recente votação no Parlamento Europeu evidenciou a vitória dos partidos de direita tradicional, centro, liberais e social-democratas, deixando os partidos de esquerda em uma posição desafiadora. O avanço da extrema-direita na Europa trouxe à tona questões sobre a eficácia das alianças progressistas e levantou dúvidas sobre a futura direção política da União Europeia. Assista na TV 247:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: