"EUA podem tentar impor a agenda da OTAN ao governo Lula", diz Pepe Escobar
Analista geopolítico diz ainda que o mundo estará completamente dividido entre os países da OTAN e o resto
247 – O correspondente internacional Pepe Escobar afirmou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, que o cenário que se desenha para o futuro é o de um mundo totalmente dividido entre os integrantes da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o resto. "Os Estados Unidos podem também tentar impor a agenda da OTAN ao governo Lula", afirma.
Na entrevista, ele afirma que o fato da semana foi a rendição ucraniana em Mariupol. "Está impossível falar sobre a guerra na Europa. A dissolução da União Europeia é flagrante e será muito mais rápida. A União Europeia está totalmente subjugada à OTAN. São vassalos subjugados aos Estados Unidos", afirmou. Ele também acrescentou que as informações sobre laboratórios biológicos serão reveladas. "Tudo isso será levado ao conselho de segurança da ONU", disse ele.
Na visão do jornalista, a "Rússia abriu uma caixa de Pandora que coloca o Sul Global na mesa da geopolítica". Ele também acrescenta que o apoio chinês à Rússia se dá nas sombras. "É o fim do sistema multipolar", diz ele. Escobar também critica a expansão da OTAN e diz que "em vez de finlandização da Ucrânia, estamos tendo a ucranização da Finlândia" – o que pode ter consequências trágicas. "A Ucrânia não tem mais soldados e a economia russa é impermeável", finaliza.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: