“Há elementos de sobra para a prisão de Bolsonaro”, diz Cappelli
Presidente da ABDI analisa o cenário político atual, aponta desafios da extrema-direita e fala sobre seu livro sobre os bastidores do 8 de janeiro
247 - Em entrevista ao Bom Dia 247, da TV 247, Ricardo Cappelli, presidente da Associação Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI), fez declarações contundentes sobre o cenário político e as consequências dos atos de 8 de janeiro. Para Cappelli, os elementos que justificam a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro são abundantes. “Há elementos de sobra para a prisão de Bolsonaro. Não há saída para ele pelos crimes praticados contra a democracia brasileira que não seja a cadeia”, afirmou.
Cappelli sugeriu que a prisão do ex-presidente pode ser parte de uma estratégia maior. “Essa prisão pode fazer parte de uma estratégia para torná-lo coadjuvante e obrigá-lo a apoiar uma frente de centro-direita”, destacou, referindo-se à necessidade de Bolsonaro e seus aliados adaptarem seu discurso para não perderem relevância política.
Cenário político e o dilema da extrema-direita
Cappelli também analisou os desdobramentos das eleições municipais, especialmente em São Paulo, onde Ricardo Nunes se destacou. “A eleição de Ricardo Nunes vai validar uma frente de centro-direita, com apoio da extrema-direita”, explicou. No entanto, segundo ele, esse movimento traz um dilema para o bolsonarismo e a extrema-direita. “O receio da extrema-direita é ficar isolada e perder o protagonismo da política brasileira para a centro-direita”, alertou.
Para Cappelli, esse receio se traduz em uma movimentação estratégica que a extrema-direita precisará fazer para não ficar à margem do cenário político, caso a centro-direita consiga consolidar uma base mais ampla e moderada.
Um livro sobre o 8 de janeiro
Durante a entrevista, Cappelli revelou que está escrevendo um livro que trará detalhes inéditos sobre os eventos de 8 de janeiro, quando foi interventor na segurança pública do Distrito Federal. “Estou escrevendo um livro sobre o que realmente aconteceu no 8 de janeiro. Acho que é um dever meu com a história, para que a população conheça e para que nunca mais o que aconteceu se repita no país”, declarou.
O presidente da ABDI acredita que o livro trará uma visão ampla e profunda dos bastidores do dia e das semanas que se seguiram, oferecendo um relato documental e detalhado dos acontecimentos e das decisões tomadas nos bastidores da intervenção.
Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: