"Lucho tentou me matar", afirma Evo Morales em entrevista a Breno Altman
Evo Morales acusa Luis Arce de tentativa de assassinato em entrevista ao Opera Mundi
247 - O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou Luis Arce, atual presidente do país e integrante do partido Movimento ao Socialismo (MAS), de envolvimento em uma tentativa de assassinato contra ele. Durante entrevista ao jornalista Breno Altman, no canal Opera Mundi, Morales relatou um suposto ataque ocorrido em 27 de outubro, envolvendo membros das forças de segurança bolivianas.
Segundo Morales, a ação teria sido coordenada por ministros do governo de Arce. "Dois ministros, de Defesa e do Governo, prepararam tudo", afirmou Morales, descrevendo um episódio em que veículos e helicópteros foram usados para emboscá-lo. "Nos salvaram os bons policiais e militares que sempre nos informam. O plano era: se não nos detivessem, nos matariam", declarou.
Morales descreveu o ocorrido em detalhes: "Primeiro nos dispararam no carro blindado. Depois, quando mudamos de veículo, continuaram atirando. Foram cerca de 20 disparos. Após a reação popular, atacaram o quartel e escaparam para Santa Cruz em helicópteros, os mesmos que eu comprei durante meu governo."
O ex-presidente mencionou suspeitas de envolvimento de estrangeiros e questionou a possível participação da DEA (agência antidrogas dos Estados Unidos). "Tentamos averiguar quem estava lá. O comandante não quis dizer se eram da DEA ou não. Algo está sendo encoberto", afirmou.
Morales também criticou a falta de investigações sobre o caso. "Nenhuma investigação foi feita sobre os que atiraram em mim, nem sobre o uso de armas americanas exclusivas para franco-atiradores. Isso só reforça minha convicção de que Lucho está envolvido."
Além das acusações de tentativa de assassinato, Morales fez críticas à condução política do governo de Arce. Ele destacou a divisão no partido MAS, que liderou por anos, e acusou o atual governo de se aliar à direita para aprovar legislações contrárias aos interesses populares. "Sem primárias internas, não há democracia nos partidos", disse Morales ao sugerir que tanto ele quanto Arce participem de um processo interno para definir o candidato do MAS às eleições de 2025.
Luis Arce ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações feitas por Morales. Assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: