TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    “Nós caímos em uma armadilha”, diz José Genoino sobre plano de austeridade e corte de gastos

    Ex-presidente do PT analisa desafios do governo e critica aliança com Arthur Lira

    (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)
    Dafne Ashton avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino, concedeu entrevista ao programa Conversa de Política, da TV 247, na qual comentou os desafios enfrentados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, criticou estratégias do partido no Congresso e analisou as transformações políticas e econômicas globais.

    Para Genoino, o cenário atual exige que o PT assuma uma postura mais incisiva e independente. “Em política nunca dá pra dizer tanto faz”, afirmou, defendendo uma reavaliação das alianças estabelecidas pelo partido e o retorno a uma atuação mais alinhada com os interesses populares e com uma esquerda combativa. O ex-presidente do PT expressou preocupação com a influência de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, sobre decisões estratégicas do governo e a postura do PT frente a essa liderança. “O PT está cometendo um erro ao apoiar o candidato de Lira à presidência da Câmara. Temos que colocar certas exigências. Não é o modelo mais adequado, fica muito servil”, disse.

    Genoino alertou ainda sobre a pressão econômica que vem desafiando o governo, referindo-se aos planos de austeridade e corte de gastos: “O governo Lula está sendo emparedado” e criticou a meta de déficit zero, afirmando: “Nós caímos em uma armadilha”.

    Ao discutir a política econômica global, Genoino apontou para o que vê como uma transição importante no cenário internacional. “As entranhas do imperialismo estão expostas”, declarou. Ele ressaltou que o caminho multipolar adotado por novas potências e blocos emergentes representa “um caminho difícil, mas promissor”.

    Em uma análise crítica sobre as forças que dominam a economia global, Genoino apontou para o esgotamento do modelo neoliberal, afirmando: “O deus do mercado, o deus do império está caindo por terra”.

    Para o ex-presidente do PT, é fundamental que o partido se reconecte com a sociedade, ao invés de ceder a alianças que enfraquecem sua autonomia. “Temos que fazer o enfrentamento, dialogar mais com a sociedade”, afirmou. Ao avaliar o momento político do Brasil, Genoino também frisou o que considera uma expectativa popular de mudança de postura da esquerda brasileira: “A população quer uma esquerda com maior dignidade, quer uma esquerda de cabeça erguida”.

    Genoino encerrou sua participação defendendo uma postura menos conciliadora e mais determinada para o PT e demais partidos progressistas, refletindo, segundo ele, o desejo da população por mudanças estruturais e uma atuação política mais independente e transparente.

    Assista:

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados