TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    “O capital, a religião e o fuzil são a base do projeto do fascismo”, diz Genoino

    Ex-presidente do PT alerta para aliança entre capital, repressão e fé no projeto da extrema-direita e defende resposta popular e reformas estruturais

    (Foto: ABR | Reprodução )
    Dafne Ashton avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Em entrevista ao programa Bom Dia 247, o ex-presidente nacional do PT, José Genoino, fez uma análise detalhada sobre os rumos da extrema-direita no Brasil e os desafios da esquerda diante de um projeto que, segundo ele, combina interesses do grande capital, repressão policial e instrumentalização da fé para consolidar uma nova forma de autoritarismo. As declarações foram feitas em conversa com os jornalistas Leonardo Attuch e Dafne Ashton.

    “O capital, a religião e o fuzil: essa união faz a base da governabilidade do fascismo da extrema-direita”, afirmou Genoino. Segundo ele, esse tripé constitui o fundamento do projeto bolsonarista, que busca se reinventar para 2026 por meio de alianças com setores da velha direita, como os governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Tarcísio de Freitas (São Paulo).

    O ex-deputado vê no atual governador paulista um nome que tenta herdar o espaço do bolsonarismo, mesmo sem se desvincular de sua origem: “O Tarcísio está demonstrando que ele não pode se afastar do núcleo histórico de onde ele nasceu, que é o bolsonarismo raiz”.

    Para Genoino, o fracasso de público na manifestação organizada por Jair Bolsonaro em Copacabana, no início de março, não representa uma derrota definitiva: “A extrema-direita expressa no bolsonarismo é uma resposta à crise que o sistema vive. A derrota não se dará apenas no plano jurídico e policial, mas no enfrentamento político”.

    Ele também alertou para uma possível estratégia de anistia a Bolsonaro e aliados caso a extrema-direita vença a eleição presidencial de 2026: “Estão apelando para eleger um presidente que possa, além de nomear ministros para o Supremo, decretar anistia para o Bolsonaro. É isso que está em jogo”.

    Genoino defendeu uma reformulação profunda no campo democrático-popular, com foco em propostas concretas que melhorem a vida da população: “O Lula tem que se manifestar na entrega e na defesa dos direitos do povo, na construção de uma agenda popular. Segurança pública, inflação, saúde, qualidade do emprego, são temas fundamentais”.

    Ele fez duras críticas ao modelo de Banco Central independente e à política monetária vigente: “Banco Central independente de quem? Do povo, do governo? É dependente do rentismo. Esse modelo foi capturado pelo mercado financeiro”. E completou: “Posso não ter força para fazer a mudança mais profunda, mas tenho que dizer qual é o caminho. Se eu não disser, nunca vou criar condições para um dia chegar nele”.

    Sobre a aprovação do Orçamento de 2025, o ex-presidente do PT avaliou como uma vitória pontual, mas alertou para a estrutura viciada do sistema político brasileiro: “O orçamento é a ponta de um iceberg que revela a bagunça institucional. Envolve altos salários, emendas impositivas, privilégios. Esse modelo institucional nosso é caótico”.

    Genoino reforçou que a esquerda deve encarar a disputa de 2026 com clareza estratégica e foco na formação de um polo democrático-popular: “Será a última eleição que Lula terá condições de disputar. Defendo que a gente faça uma frente mais ampla, mas que também construa um polo de esquerda”.

    Ele concluiu com uma advertência sobre o papel das reformas institucionais para conter o avanço da extrema-direita: “Devemos defender mudanças nas Forças Armadas, na segurança pública e no sistema eleitoral. Se a gente se conforma com esse sistema, a população vai sentir que somos parte dele. E não podemos ser”. 

    Assista: 

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados