TV 247 logo
    HOME > Entrevistas

    "O crescimento econômico sem disputa ideológica tem efeito residual", diz Alysson Mascaro

    Filósofo analisa o desafio da esquerda

    Alysson Mascaro | Fernando Haddad com Lula (Foto: Reprodução/Facebook | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

    247 - O jurista e filósofo Alysson Mascaro concedeu uma entrevista ao editor-chefe do Brasil 247, Leonardo Attuch, onde abordou diversos aspectos políticos e econômicos do Brasil e do mundo. Mascaro destacou que o cenário social brasileiro está dividido, com metade da sociedade apresentando um perfil de direita, conservador e reacionário. Ele também ressaltou que os números de aprovação do presidente Lula, conforme a pesquisa Quaest, são similares aos da eleição de 2022.

    De acordo com Mascaro, apesar da esquerda estar no poder do estado e implementar algumas políticas públicas, não há uma ruptura significativa com a dominação ideológica e estatal. Ele enfatizou que embora os resultados econômicos sob o governo atual sejam melhores do que os de Bolsonaro, não houve mudanças substanciais nos aparelhos ideológicos.

    Mascaro argumentou que o crescimento econômico sem uma disputa ideológica tem efeito residual, e questionou por que as esquerdas do mundo evitam discutir a revolução e a transformação social. Ele enfatizou que a esquerda não deve temer falar sobre transformação social e que a fórmula atual está equivocada.

    Além disso, Mascaro destacou o papel da religião como um grande aparelho ideológico no capitalismo, organizando os afetos das pessoas de forma reacionária. Ele ressaltou a importância de uma mensagem teológica libertadora para as massas.

    Assista:

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: