TV 247 logo
HOME > Entrevistas

'O fato novo na economia é Lula', avalia Frei Betto sobre as previsões de crescimento do País

Em entrevista à TV 247, o escritor e frade dominicano disse também que Lula tem "duas tornozeleiras": o Banco Central e o Congresso

Frei Betto (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O jornalista, escritor e frade dominicano Frei Betto concedeu uma entrevista exclusiva à TV 247, na qual avaliou os nove meses de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou o retorno das políticas sociais e comentou sobre as perspectivas de crescimento para a economia brasileira em 2023. "O que tem de diferente no Lula? A economia cresceu por conta que o fator novo é ele. Porque toda a previsão era de crescimento muito mais baixo", afirmou.

Sobre os desafios para fazer a economia crescer ainda mais, Frei Betto citou o Banco Central independente e o Congresso de maioria conservadora e liberal como duas "tornozeleiras eletrônicas". "Lula tem duas tornozeleiras eletrônicas. Uma que chama-se Banco Central e que ele não consegue reduzir os juros. Foi uma medida indevida essa autonomia do Banco Central, porque na verdade é a soberania do mercado da especulação. A outra tornozeleira é o Congresso, que é essencialmente conservador. Mas ainda assim Lula tem conseguido com os acordos, os diálogos, entendimentos e até alianças e pelo menos neutralizar bastante a oposição", afirmou.

Segundo um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a economia brasileira vai crescer em um ritmo acima da média mundial em 2023. Segundo o documento, a economia brasileira deverá crescer 3,3% em 2023. A taxa já representa uma melhora da previsão inicial para o PIB do Brasil, que era de um crescimento de 0,9%. São 2,4 pontos percentuais de diferença, o maior aumento entre todas as principais economias mundiais.

Frei Betto comentou as discussões sobre a escolha de quem irá substituir a ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o escritor, o presidente Lula deverá escolher uma pessoa com quem ele tenha afinidade e confiança. "Não quero citar porque eu sou amigo de algum desses ministros, mas nem todos correspondem à expectativa que se tem. Se eu tivesse que nomear uma pessoa para um cargo tão importante quanto do STF, eu só nomearia pessoas da minha absoluta confiança. Porque eu gostaria dessa afinidade você não pode sabe fazer uma aposta você precisa conhecer bem a pessoa para ocupar uma função tão importante como é o ministro Supremo Tribunal Federal", disse Frei Betto, que completou: "perfeito nesse sentido foi muito acertada a escolha de [Cristiano] Zanin por exemplo".

Sobre a possibilidade de Lula disputar a reeleição, Frei Betto disse estar convicto. “Eu pessoalmente disse a ele no dia 1º de janeiro, quando foi a posse, que esse era o seu penúltimo mandato. Estou convencido de que ele será candidato em 2026. Ele riu, falou ‘que isso, não sei’, mas depois admitiu em público essa possibilidade. Então creio que realmente isso é bom, até porque neutraliza a disputa de indicação dentro dos aliados de Lula, seja o PT, seja os partidos de apoio. O fato dele ter admitido em público que pode ser candidato já ameniza bastante esse debate”, afirmou. Assista à entrevista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: