HOME > Entrevistas

"O Novo PAC é muito bem pensado por impactar várias dimensões da vida social", diz Belluzzo

Economista também falou sobre desafios do Brasil e ponderou: "na Economia, não se faz o certo ou errado. Se faz aquilo que as condições permitem no momento". Assista

Apresentação do Novo PAC e Luiz Gonzaga Belluzzo (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil | Brasil247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em entrevista à TV 247, o economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo abordou os desafios econômicos do Brasil, desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff até as políticas adotadas durante os anos seguintes. Belluzzo destacou a interconexão entre o cenário político e as estratégias econômicas, argumentando que a gestão da economia é moldada pelas condições políticas e sociais.

Segundo Belluzzo, a reação ao ambiente político influencia as decisões econômicas. Ele relembra os anos de 2014 a 2016, quando a mídia e economistas convencionais proclamavam desastre econômico. "Ninguém pode ter a ingenuidade, como têm muitos economistas, de que na verdade você tem o certo [a se fazer], então você faz o certo e aí dane-se. Mas não é assim. Você não faz o certo e nem o errado, você faz aquilo que as condições políticas e sociais permitem no momento", afirmou.

O economista citou exemplos históricos, como o New Deal nos Estados Unidos, para ilustrar como a intervenção do Estado na economia pode ser vital. Ele também fez críticas às políticas de austeridade adotadas no Brasil, como a gestão de Joaquim Levy, que resultaram em queda no PIB e aumento do déficit primário.

Belluzzo ressaltou a importância de um Estado empreendedor e de investimentos estratégicos, como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), para promover o desenvolvimento econômico. Ele destacou o potencial do PAC em integrar diversos setores e regiões, além de promover a transição energética e a inovação tecnológica.

"O PAC tem uma virtude: quer articular as várias formas de gasto, no sentido de integrar também essa questão da educação, da moradia, do transporte público. É muito bem concebido o PAC, porque ele é abrangente. E ele tem várias dimensões na vida social para afetar várias dimensões da vida social", afirmou.

O economista enfatizou a necessidade de entender a dinâmica econômica além de uma visão binária, argumentando que a relação entre gasto, renda e investimento é complexa e requer uma compreensão mais ampla. Ele criticou a desindustrialização do Brasil e destacou a importância de estratégias de longo prazo para recuperar a capacidade produtiva do país.

Belluzzo concluiu enfatizando que as políticas econômicas devem ser embasadas em projetos consistentes, controle do gasto público e investimentos em inovação. Assista à entrevista completa no vídeo abaixo:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: