HOME > Entrevistas

"Sistema eleitoral dos EUA está completamente apodrecido”, diz Valter Pomar

Analista comenta a disputa eleitoral entre Joe Biden e Donald Trump nos EUA. Assista na TV 247

Valter Pomar (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O historiador e analista político Valter Pomar criticou em entrevista à TV 247 o sistema político-eleitoral dos Estados Unidos, afirmando que o modelo democrático tido como referência mundial por décadas está “completamente apodrecido”, e que a  disputa eleitoral entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump é um reflexo dessa situação.

“Explico essa encruzilhada americana como a demonstração de que o sistema político-eleitoral estadunidense está completamente apodrecido. Imagina a situação: você está diante da derrota e a decisão está na mão de uma pessoa, uma derrota que vai impactar a vida do país e do planeta e é uma pessoa que decide. Isso é uma coisa feudal e eles chamam de democracia”, disse Pomar, em referência ao sistema de votação de "colégios eleitorais" nos EUA. 

O historiador destacou a figura do republicano como um problema dentro desse contexto, criticando o histórico de mentiras do ex-presidente. “De outro lado você tem um oponente que é um horror, que é um mentiroso contumaz, uma figura não só lamentável do ponto de vista humano, mas terrível do ponto de vista político, que é Donald Trump. Você tem a demonstração de que o sistema político eleitoral estadunidense deu o que tinha que dar”, acrescentou.

Pomar comentou ainda a percepção negativa de muitos americanos sobre a candidatura à reeleição do atual presidente Joe Biden:  “É inacreditável, para quem gosta da democracia estadunidense, que ela seja capaz desse tipo de desenlace, de um lado 72% dos eleitores pensam uma coisa, Biden não deveria disputar reeleição mas a família do presidente insiste em candidatura. A maioria dos eleitores democratas pensa essa coisa, mas a família do presidente e o presidente não quer, isso é poder pessoal. A decisão é pessoal. E do outro lado é o Trump". Assista na TV 247: 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados