TV 247 logo
    HOME > Esporte

    CBF afasta árbitro acusado de assédio por jogadoras do América-MG

    O assistente pertence à Federação Gaúcha de Futebol e será banido da arbitragem caso seja considerado culpado

    Sede da CBF, na Barra da Tijuca (RJ) (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A CBF decidiu afastar um dos árbitros auxiliares que trabalhou no confronto entre América-MG e Juventude neste domingo (23), no município de Bento Gonçalves (RS). 

    Quatro jogadoras da equipe mineira fizeram um boletim de ocorrência e denunciaram Claiton Tim por assédio sexual na partida válida pela rodada abertura do Campeonato Brasileiro feminino. O assistente pertence à Federação Gaúcha de Futebol e será banido da arbitragem caso seja considerado culpado. 

    Conforme relatos publicados no Portal Uol, as atletas ouviram o árbitro afirmar através do rádio comunicador que pegaria o contato das jogadoras "porque elas estavam lisinhas", fazendo referência à depilação. 

    O mesmo auxiliar insinuou a uma atleta do América-MG que uma jogadora do Juventude estava grávida desde o ano passado após sofrer com náuseas e vômito durante o confronto. Na súmula da partida, o árbitro principal relatou a abordagem policial após o término da partida. 

    Notas

    A CBF emitiu uma nota. "A equipe de arbitragem acompanhou os policiais até a delegacia de polícia da cidade do jogo (Bento Gonçalves) A Comissão de Arbitragem da CBF informa o afastamento do assistente de arbitragem Claiton Tim, da Federação Gaúcha de Futebol, até o final da apuração da denúncia de assédio feita por atletas do América-MG na partida contra o Juventude, pela primeira rodada do Brasileirão Feminino A1”, afirmou. 

    “Caso seja considerado culpado, o assistente será banido da arbitragem. A CBF irá solicitar também ao STJD e às autoridades policiais uma investigação rigorosa do caso. A CBF reafirma seu compromisso no combate ao assédio e também contra todo tipo de preconceito no futebol”.

    O América-MG também se pronunciou. “O América Futebol Clube vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação diante de um episódio repugnante ocorrido neste sábado (22), na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro Feminino”, continuou.

    Segundo o clube, “após a partida contra o Juventude, em Bento Gonçalves, atletas de nossa equipe registraram um boletim de ocorrência e prestaram queixa em uma delegacia da cidade contra um dos árbitros auxiliares do jogo”. “Antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual, se referindo às nossas atletas, em um comportamento absolutamente inaceitável e que configura grave ofensa”, complementou.

    “O Clube confia que as autoridades competentes atuarão com rigor na apuração dos fatos e na aplicação das sanções ao agressor. Na próxima segunda-feira (24), enviaremos um ofício à CBF, relatando o ocorrido e colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este. O América Futebol Clube reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente esportivo respeitoso e livre de qualquer forma de violência ou discriminação”.

    O Juventude também comentou as denúncias. “Diante do relato de atletas do América MG, que alegam assédio por parte de um membro da equipe de arbitragem, após a partida que marcou a estreia na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino, o Esporte Clube Juventude vem a público prestar solidariedade às Spartanas e condenar com toda a veemência os atos relatados”, afirmou.

    “O E.C. Juventude espera que as autoridades possam apurar o caso de forma rigorosa. O Clube também se coloca à disposição para auxiliar no que for possível para que haja a elucidação dos fatos”.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados