TV 247 logo
    HOME > Esporte

    Conheça o germe presente no Rio Sena que fez triatleta adoecer e outros atletas passarem mal após a prova

    Claire Michel foi hospitalizada há alguns dias e participou da prova individual de triatlo

    Triatletas mergulham no rio Sena 5/8/2024 (Foto: REUTERS/Piroschka Van De Wouw)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Uma infecção pela bactéria E. coli fez com que a atleta belga Claire Michel desistisse da prova de triatlo misto nesta segunda-feira (5). Além disso, imagens de atletas do triatlo passando muito mal após a prova da última semana geraram uma grande repercussão sobre a qualidade das águas do icônico rio.

    A Escherichia coli, ou simplesmente E. coli, é uma bactéria comumente encontrada no intestino de humanos e animais. Embora muitas cepas da E. coli sejam inofensivas e desempenhem um papel importante no trato intestinal, algumas podem causar doenças graves.

    A E. coli é um tipo de bactéria gram-negativa, o que significa que possui uma estrutura de parede celular específica que pode ser identificada através de técnicas de coloração de laboratório. Ela é uma bactéria versátil, capaz de viver em ambientes aeróbicos (com oxigênio) e anaeróbicos (sem oxigênio).

    Transmissão e Prevenção

    A E. coli pode ser transmitida de diversas maneiras, incluindo:

    • Alimentos Contaminados: Carne mal cozida, especialmente carne moída, leite não pasteurizado e produtos frescos contaminados são fontes comuns.
    • Água Contaminada: Ingestão de água não tratada ou contaminada pode levar à infecção.
    • Contato Pessoa-a-Pessoa: Má higiene pessoal, especialmente a falta de lavagem adequada das mãos, pode espalhar a bactéria.

    Sintomas e Tratamento

    Os sintomas de uma infecção por E. coli podem variar dependendo da cepa, mas geralmente incluem diarreia (que pode ser sanguinolenta), cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Em casos graves, como a síndrome hemolítico-urêmica, pode haver falência renal e anemia.

    O tratamento geralmente se concentra na hidratação e no manejo dos sintomas. Antibióticos não são recomendados para algumas cepas, como a E. coli O157

    , pois podem piorar a situação. Em casos graves, pode ser necessária hospitalização.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados