HOME > Esporte

Georgia surpreende Portugal e avança na Euro 2024

A seleção georgiana teve o seu maior resultado da seleção desde que o país se tornou independente da União Soviética em 1991

Mikautadze comemora segundo gol da Geórgia contra Portugal (Foto: Leon Kuegeler / Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por William Schomberg

GELSENKIRCHEN, Alemanha (Reuters) - A Georgia surpreendeu Portugal para chegar ao mata-mata da Eurocopa 2024 -- a primeira grande competição de sua história -- com uma vitória por 2 a 0 sobre o ex-campeão europeu nesta quarta-feira, definida com um gol no começo de Khvicha Kvaratskhelia e um pênalti convertido por Georges Mikautadze.

A vitória, embora contra uma seleção praticamente reserva de Portugal, já garantido na próxima fase, representou o maior resultado da Georgia desde que o país se tornou independente da União Soviética em 1991.

Em um decepcionante quarto lugar em seu grupo nas Eliminatórias da Eurocopa, a Georgia teve que tomar o caminho mais longo para a Alemanha, primeiro ganhando a sua chave na menos glamourosa Liga das Nações e depois batendo a Grécia na repescagem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas não houve nada que não fosse merecido na maneira como o técnico Willy Sagnol, ex-lateral de Bayern de Munique e da seleção francesa, e sua equipe conseguiram o terceiro lugar no Grupo F, marcando um encontro com a tricampeã europeia Espanha nas oitavas de final da Eurocopa.

A vitória da Georgia também significa que a Inglaterra enfrentará a Eslováquia, a Romênia jogará contra a Holanda e Portugal medirá forças com a Eslovênia nas oitavas de final. A Hungria, que brigava por uma vaga na próxima fase, foi eliminada.

A estreante do torneio abriu o placar no segundo minuto, quando Kvaratskhelia, o ponta do Napoli, disparou após um passe imprudente de António Silva e bateu rasteiro na saída do goleiro português Diogo Costa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cristiano Ronaldo -- um dos únicos três titulares que Portugal também utilizou na vitória por 3 x 0 sobre a Turquia no sábado -- brigou por cada bola, tentando se tornar o jogador mais velho a marcar em uma Eurocopa, aos 39 anos.

Mas a Georgia defendeu como se sua vida dependesse disso e tentou pegar Portugal no contrapé. Aos oito minutos do segundo tempo, Silva agravou o seu erro anterior ao cometer uma falta dentro da área que se tornou um pênalti após checagem do VAR.

Mikautadze, que havia dado o passe para Kvaratskhelia abrir o placar, converteu o pênalti e se colocou no topo da artilharia da Eurocopa 2024 até agora, com três gols.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO