Itamaraty cobra sanções penais e esportivas após novos ataques racistas a Vini Jr na Espanha
Ministério das Relações Exteriores vai acionar as autoridades espanholas e a UEFA para demonstrar preocupação quanto aos "repetidos ataques racistas ao atleta"
247 - O Ministério das Relações Exteriores, representando o governo brasileiro, emitiu um comunicado veemente em resposta aos recentes ataques racistas direcionados ao jogador brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, por parte de torcedores do Atlético de Madrid.
O governo brasileiro expressou sua "tristeza e indignação" diante das manifestações racistas ocorridas nesta quarta-feira (13), nas imediações do estádio Wanda Metropolitano, antes da partida da Liga dos Campeões da Europa, mesmo não envolvendo o atleta e sua equipe.
O comunicado do Itamaraty destaca a preocupação com a repetição desses ataques e anuncia medidas concretas. O Ministério das Relações Exteriores irá acionar as autoridades espanholas e a UEFA para exigir sanções penais e esportivas proporcionais à gravidade desses atos. A UEFA, como organizadora do torneio no qual as manifestações ocorreram, será cobrada pelo governo brasileiro a agir firmemente diante desse tipo de comportamento.
É ressaltado no comunicado o papel fundamental do futebol brasileiro como um símbolo de inclusão e diversidade, cuja história é marcada pela ascensão de parcelas historicamente marginalizadas da sociedade. Vinicius Júnior, representante dessa tradição esportiva, tem sido alvo injusto dessas manifestações, desafiando os valores que o esporte deveria promover.
O caso atual não é isolado; ataques racistas contra Vinicius Júnior por parte da torcida do Atlético de Madrid têm sido recorrentes. Em incidentes anteriores, torcedores chegaram a pendurar um boneco enforcado vestindo a camisa do jogador em uma ponte, um ato que chocou o mundo do futebol.
O jogador, por meio de suas redes sociais, também exigiu que a UEFA tome medidas contra os responsáveis pelos atos de racismo.
CONFIRA O COMUNICADO DO ITAMARATY NA ÍNTEGRA: "O governo brasileiro registra, com tristeza e indignação, a ocorrência de novas manifestações racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior, por parte de torcedores do Atlético de Madri, ontem, 13/3, nas imediações do estádio Metropolitano, ao final de partida da Copa dos Campeões da Europa que sequer envolvia o atleta e sua equipe, o Real Madri.
Vinicius Júnior é um atleta exemplar, e não está sozinho na sua corajosa luta contra o racismo. O governo brasileiro reiterará às autoridades governamentais e esportivas espanholas sua preocupação com os repetidos ataques racistas ao atleta. E cobrará também providências da UEFA, organizadora do torneio no qual as manifestações racistas ocorreram. Enquanto não houver sanções penais e esportivas à altura, os racistas continuarão a agir e nenhuma campanha contra o racismo trará resultados efetivos.
É oportuno recordar que o futebol brasileiro, cinco vezes campeão mundial, é fundado em uma matriz essencialmente multicultural e multirracial. Estabeleceu-se como instrumento de inclusão e ascensão de parcelas historicamente menos favorecidas de nossa sociedade. Permitiu que o mundo conhecesse a riqueza da diversidade brasileira. O atleta Vinicius Júnior, do Real Madri e da Seleção brasileira, honra nossas melhores tradições esportivas, cuja maior expressão será sempre o melhor jogador da história do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, falecido em dezembro de 2022."
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: