HOME > Esporte

Jogadores acusados de receber suborno para sofrer punições são os que mais levaram cartões amarelos em 2022

Cinco dos atletas citados no esquema de fraude aparecem na lista dos 10 jogadores que mais receberam cartões amarelos no Brasileirão de 2022. Entre eles Nino Paraíba

Jogador Nino Paraíba (Foto: Reprodução/Twitter)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agenda do Poder - O principal mercado utilizado pelo grupo de apostadores investigados pela Operação Penalidade Máxima, deflagrada pelo Ministério Público de Goiás, foi o de cartões amarelos. Os jogadores recebiam até R$ 80 mil para cometer uma infração que resultasse no cartão.

Segundo uma planilha de oficial das arbitragens, divulgada pelo Globo on-line, cinco dos atletas citados no esquema de fraude aparecem na lista dos 10 jogadores que mais receberam cartões amarelos no Brasileirão de 2022. São eles: Alef Manga (Coritiba), Richard (ex-Ceará, hoje no Cruzeiro), Nino Paraíba (ex-Ceará, hoje no América-MG), Vitor Mendes (ex-Juventude, atualmente no Fluminense) e Dadá Belmonte (ex-América-MG, hoje no Goiás).

Com 13 cartões amarelos em 35 jogos no Brasileirão, Alef Manga foi o quarto jogador que mais vezes cometeu a infração. Richard aparece na quinta posição, com 12 cartões em 30 jogos; Nino Paraíba é o oitavo, com 8 cartões em 33 em jogos; em 10º lugar estão Vitor Mendes e Dadá Belmonte, com 10 cartões. A diferença é que o zagueiro precisou apenas de 19 partidas para chegar nesta marca, enquanto o atacante atuou 33 vezes.

Os nomes de Nino Paraíba, Vitor Mendes e Alef Manga aparecem  em uma das conversas dos apostadores como “confirmados” para cometerem a infração, na 26ª rodada do Brasileirão de 2022. Há também um comprovante de transferência recebido por Vitor Mendes no valor de R$ 20 mil, e o nome de Nino aparece na planilha de movimentação financeira do grupo.

Dadá Belmonte, quando jogava pelo Goiás, teve o nome incluído na lista de “confirmados” em uma aposta múltipla que envolvia Eduardo Bauermann, do Santos. Richard aparece em conversas de Bruno Lopez, apontado como o chefe da organização, afirmando que está “fechado” com o apostador. Ele está afastado pelo Cruzeiro. Alef Manga está afastado do Coritiba, e a direção do clube vai rescindir o contrato com o atleta.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: