Luis Rubiales, ex-presidente da federação espanhola de futebol, é julgado por beijo forçado em Jenni Hermoso
Ex-dirigente do futebol espanhol enfrenta acusação de agressão sexual e coação, com pedido de dois anos e meio de prisão
247 - O ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, começou a ser julgado nesta quarta-feira (29) pelo beijo forçado na jogadora Jenni Hermoso durante a celebração da Copa do Mundo de 2023 e pela pressão subsequente para que a atleta justificasse o episódio. A informação é da AFP.
A Promotoria pede uma pena de dois anos e meio de prisão para Rubiales: um ano por agressão sexual e um ano e meio por coação. A legislação espanhola passou por uma reforma em 2022, que ampliou a definição de agressão sexual para incluir beijos não consentidos, enquadrando o caso na categoria de crimes de violência sexual.
Além de Rubiales, também são réus no julgamento, que ocorre na Audiência Nacional em San Fernando de Henares, próximo a Madri, o ex-técnico da seleção feminina, Jorge Vilda, e dois ex-dirigentes da RFEF, Rubén Rivera e Alberto Luque. Os três são acusados de coagir Hermoso para que ela minimizasse o ocorrido e podem pegar um ano e meio de prisão.
"Falso feminismo" e a reação de Hermoso
O caso teve repercussão mundial em 23 de agosto de 2023, quando, ao cumprimentar Hermoso no pódio após a conquista da Copa do Mundo pela seleção espanhola, Rubiales segurou sua cabeça e lhe deu um beijo nos lábios, antes de soltá-la com duas palmadas nas costas. O gesto gerou uma onda de indignação e foi amplamente condenado.
Rubiales, porém, minimizou o episódio, chamando o beijo de um "selinho entre amigos celebrando" e alegando que houve consentimento. Em meio à crescente pressão, ele convocou uma assembleia geral extraordinária da federação e se recusou a renunciar, afirmando ser vítima de um "falso feminismo".
Diante das declarações, Hermoso rompeu o silêncio e declarou publicamente: "Fui vítima de uma agressão, um ato impulsivo, machista, fora de lugar e sem nenhum tipo de consentimento".
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: