Olimpíadas de Paris: Atleta de hipismo é acusado de maus-tratos contra cavalo
Kühner é acusado de usar uma barra de metal para golpear as pernas do animal
247 – A associação de Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA) denunciou o austríaco Max Kühner, terceiro colocado no ranking mundial de hipismo, por violar leis de bem-estar animal. De acordo com a reportagem do jornal O Globo, o grupo alega que Kühner usou uma barra de metal para golpear as pernas de um cavalo. A prática é proibida na Alemanha, país onde ele treina.
Após a denúncia, uma investigação foi aberta para apurar os fatos, conforme informou o tribunal responsável pelo caso.
"Não é possível neste momento prever se e quando um julgamento ocorrerá. A alegada infração constitui uma violação da lei de proteção animal por parte da chamada barragem ativa em maio de 2023", escreveu a Corte.
Em defesa de Kühner, a federação austríaca de hipismo declarou que o atleta sempre teve uma "atitude impecável" em relação ao "parceiro de esporte" e afirmou não haver razões para acreditar que ele tenha utilizado métodos de treino contrários à proteção dos animais. A federação solicitou o encerramento do caso.
O hipismo, único esporte nas Olimpíadas praticado com animais, tem um histórico controverso nos jogos. Questões relacionadas aos maus-tratos dos cavalos ganharam novo destaque após a campeã olímpica Charlotte Dujardin desistir de competir na Olimpíada de Paris. Recentemente, foi divulgado um vídeo no qual a atleta é vista golpeando um cavalo com um chicote durante o treinamento.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: