HOME > Esporte

Tênis em Paris: Djokovic bate Tsitsipas e segue na disputa pelo ouro; Swiatek é eliminada

Sérvio busca tão esperada primeira posição olímpica. Já a polonesa foi surpreendida pela chineza Zheng Qinwen

Novak Djokovic (Foto: REUTERS/Edgar Su)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Iga Swiatek terá que esperar mais quatro anos para tentar ganhar uma medalha de ouro olímpica depois que a cabeça de chave polonesa foi surpreendida pela chinesa Zheng Qinwen nas semifinais. Já as esperanças de Novak Djokovic permanecem intactas, apesar de um susto na quinta-feira.

Haverá um campeão olímpico inédito no tênis masculino individual após o vencedor de Tóquio, Alexander Zverev, sofrer uma derrota nas quartas de final contra o italiano Lorenzo Musetti.

Swiatek era a favorita esmagadora para o ouro após conquistar seu terceiro título consecutivo no Aberto da França este ano, confirmando seu reinado como Rainha do Saibro, mas foi superada por 6-2 7-5 pela sexta cabeça de chave Zheng em mais um dia abafado em Roland Garros.

O sérvio Djokovic, de 37 anos, buscando uma tão esperada medalha de ouro olímpica, chegou às semifinais pela quarta vez ao vencer o grego Stefanos Tsitsipas por 6-3 7-6, embora tenha mostrado dificuldades com seu joelho direito suspeito.

Ao encerrar a sequência de 25 vitórias de Swiatek em Roland Garros, que datava de 2021, Zheng, vice-campeã do Aberto da Austrália, tornou-se a primeira jogadora chinesa a chegar a uma final olímpica individual.

Zheng, que nem precisou trazer seu melhor jogo contra uma Swiatek completamente fora de ritmo, enfrentará ou a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova ou a croata Donna Vekic na disputa pelo ouro. Swiatek terá que se consolar com uma disputa pelo bronze.

"Estou tão feliz por poder fazer história para o tênis chinês, porque sempre quis ser uma das atletas que conseguem uma medalha para a China, para o nosso país", disse a jovem de 21 anos Zheng. "Agora sou uma delas, mas sei que a luta ainda não acabou, não é o fim."

COM TANTOS NOMES AUSENTES - Com tantos grandes nomes ausentes do tênis individual olímpico e com várias cabeças de chave caindo cedo, Swiatek era a favorita para adicionar o ouro olímpico aos seus cinco títulos de Grand Slam.

Ela tinha um recorde de 6-0 em confrontos contra Zheng, mas a jogadora de 23 anos escolheu o pior momento possível para fazer uma de suas piores exibições do ano, cometendo 36 erros não forçados.

Swiatek estava em lágrimas durante uma entrevista à TV posteriormente. "Eu simplesmente tinha um buraco no meu backhand. Isso acontece raramente, porque geralmente é meu golpe mais sólido", disse ela à Eurosport Polônia.

Swiatek parecia desconfortável nas condições quentes e úmidas, lutando para encontrar seu ritmo com os golpes frequentemente errando as linhas por metros enquanto o primeiro set escapava.

Depois de uma pausa no banheiro para se recompor, ela parecia ter recuperado o controle no segundo set, abrindo 4-0. Mas foi um falso amanhecer, pois os erros voltaram e Zheng aproveitou ao máximo para se recuperar e superar o melhor resultado olímpico da China, o quarto lugar de Li Na em Pequim 2008.

DJOKOVIC IMPERIOSO - O cabeça de chave do torneio masculino, Djokovic, foi imperioso ao vencer o primeiro set contra Tsitsipas. Mas ele teve uma quebra no segundo set e, mais preocupantemente, pareceu ter agravado o joelho que precisou de cirurgia após o Aberto da França.

Ele precisou de tratamento durante uma troca de lados e quase ficou com 5-1 antes de se recuperar e voltar com força para selar a vitória.

Djokovic agora tentará quebrar sua maldição nas semifinais e vencer Musetti, que derrotou Zverev por 7-5 7-5.

"Não me senti bem a semana toda. E na segunda rodada, me senti horrível na quadra. Me senti horrível hoje ao final do primeiro set", disse o terceiro cabeça de chave Zverev. "É chato."

O estreante olímpico da Espanha, Carlos Alcaraz, continuou seu caminho rumo ao ouro ao vencer o americano Tommy Paul nas semifinais, por 6-3 7-6(7), depois de salvar um set point.

Alcaraz jogará contra o canadense Felix Auger-Aliassime, que venceu o especialista norueguês em saibro Casper Ruud por 6-4 6-7(8) 6-3.

A dupla americana Rajeev Ram e Austin Krajicek, após derrotar os espanhóis Alcaraz e Rafa Nadal na noite anterior, garantiu sua vaga na final ao superar a dupla tcheca Tomas Machac e Adam Pavlasek por 6-2 6-2.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados