Vila Paralímpica em Paris recebe elogios por acessibilidade e convivência
"Tudo é adaptado por cerca de dez dias, e é uma pena que isso aconteça apenas uma vez a cada quatro anos", disse um para-atleta francês
247 - Enquanto a Vila Olímpica de Paris 2024 foi alvo de críticas por parte dos atletas, a Vila Paralímpica, situada no mesmo local, se destacou positivamente pela acessibilidade e pela atmosfera acolhedora. Segundo o jornal L'Équipe, a Vila Paralímpica, que abriga cerca de 9 mil para-atletas e membros das comissões técnicas, se mostrou bem adaptada às necessidades dos atletas, com acomodações projetadas para a passagem de cadeiras de rodas, meios de transporte acessíveis e calçadas rebaixadas, entre outras facilidades, relata o UOL.
Mesmo diante de pequenos problemas, como o elevador quebrado na área da delegação francesa, os para-atletas destacaram a convivência e o ambiente amistoso da Vila. Vincent Clarico, diretor de desempenho da Federação Francesa de Esportes Adaptados, ressaltou que esses momentos criam oportunidades de troca entre os atletas, fortalecendo o espírito de comunidade.
Os espaços da Vila oferecem uma série de comodidades, como um minimercado, fast-food e uma sala de jogos, todos adaptados às necessidades dos atletas. Além disso, 210 ônibus acessíveis circulam pela área, facilitando o transporte entre os principais locais de competição. Timothée Adolphe, para-atleta francês, destacou a sensação de privilégio por estar em um ambiente completamente adaptado, lamentando apenas que essa realidade só ocorra durante os Jogos Paralímpicos. "Somos privilegiados. Tudo é adaptado por cerca de dez dias, e é uma pena que isso aconteça apenas uma vez a cada quatro anos".
A Vila Paralímpica, localizada na região de Seine-Saint-Denis e distribuída entre Saint-Denis, Saint-Ouen-Sur-Seine e Île-Saint-Denis, vem sendo considerada um modelo de acessibilidade e hospitalidade, contrastando com as dificuldades relatadas na Vila Olímpica.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: