TV 247 logo
    HOME > Geral

    "Abin vai ter que explicar atuação em porto de PE"

    O senador do Distrito Federal quer ouvir as explicações da Agência Brasileira de Inteligência sobre possíveis investigações no porto de Suape; reportagem do Estado de São Paulo denunciou que a ABIN estaria acompanhando as negociações entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e os trabalhadores portuários; já Randolfe Rodrigues (PSOL-RJ) quer ouvir os diretores do órgão e também do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência

    "Abin vai ter que explicar atuação em porto de PE" (Foto: Pedro França/Agência Senado)
    Editoria avatar
    Conteúdo postado por:

    Brasília 247 - O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) cobrou esclarecimentos do governo sobre possível monitoramento do movimento sindical no porto de Suape, em Pernambuco, realizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

    Na semana passada, ao comentar matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre o tema, o parlamentar já havia dito que "não pode acreditar" que o governo esteja investigando reuniões do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com representantes dos trabalhadores portuários.

    Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador comentou nova reportagem do periódico que afirma que documento sigiloso obtido pelo Estado confirmaria mobilização da Abin pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) para monitorar portuários e sindicatos contrários à Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos.

    O senador observou que o chefe da GSI, General José Elito Carvalho disse na semana passada que a informação é mentirosa.

    "Eu quero aqui manifestar a minha crença, a minha convicção de que o governo presidido pela presidente Dilma, que lutou pela construção da democracia no país, jamais admitiria algo como relata essa matéria. Esperamos que toda a ação do GSI e da Abin estejam nos estritos limites da legislação. É da maior importância o esclarecimento completo dessas informações para que não paire dúvida alguma", destacou Rollemberg.

    O senador ressaltou mais uma vez que as posições manifestadas por Eduardo Campos sobre a MP dos Portos são "públicas, cristalinas e transparentes". Rollemberg afirmou ainda que seria inadmissível que o governo utilizasse instrumentos de estado para atividades ilegais.

    Em aparte, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) informou que vai protocolar requerimento para convocar diretores da Abin e o chefe da GSI para prestarem esclarecimentos aos senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

    ** Agência Senado

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: