Assembleia define hoje composição das comissões
Dra. Silvana, indicada para a presidência da Comissão de Direitos Humanos, deverá assumir a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido. A troca aconteceu após questionamentos e mobilização da sociedade organizada. Pressionado, o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque, acabou voltando atrás e renegociou a indicação
Ceará 247 - A Assembleia Legislativa está definindo até o final da tarde de hoje, os nomes que deverão compor as dezoito comissões temáticas permanentes da Casa. Ontem, o dia foi de grandes articulações e tensões, particularmente no que se refere à Comissão de Direitos Humanos que teve questionamentos e mobilização da sociedade organizada, em função de indicação da deputada evangélica Dra. Silvana (PMDB) para a presidência. Depois que várias entidades do movimento social pressionaram, através de notas públicas e visitas a parlamentares, o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros) voltou atrás e renegociou a indicação. Para presidir a referida comissão foi indicado agora o deputado Zé Ailton Brasil, do PP, parlamentar de primeiro mandato, com base política no Cariri.
Hoje pela manhã, os representante do movimento social que pressionaram pela revogação da indicação da Dra. Silvana estiveram na Assembleia para acompanhar a composição das comissões. A peemedebista deverá assumir a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido. Durante a sessão plenária, vários deputados de perfil conservador, fizeram intervenções criticando os movimentos sociais e prestando solidariedade à deputada Dra. Silvana. Ela ocupou o plenário por quase trinta minutos, inclusive com a condescendência do líder do Governo, deputado Evandro Leitão, que cedeu o tempo da liderança, para que a deputada rebatesse as críticas que lhe foram feitas pelos movimentos sociais. A maior dificuldade dos movimentos com a deputada está relacionada com suas posições públicas de caráter homofóbico e de dificuldades em debater a pauta geral do movimento feminista, em função de posturas fundamentalistas por parte dela.
Durante o correr do dia de hoje, prazo final, de acordo com Regimento Interno da Assembleia para compor as comissões, deverão ser anunciados os nomes dos deputados que estarão integrando esses espaços institucionais. Algumas posições já estão definidas. O PT deverá presidir a Comissão de Agricultura, com o deputado Moisés Braz, que também deverá estar na vice presidência da Comissão de Direitos Humanos. Também do PT, o deputado Elmano de Freitas assumirá a vice presidência da Comissão de Educação. O PCdoB assumirá a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia. O Pros deverá presidir as comissões de Constituição e Justiça e de Educação. Outras comissões estão negociadas mas ainda não foram confirmadas.
As 18 comissões permanentes são:
> Agropecuária - Moisés Bras (PT)
> Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Carlos Felipe (PCdoB)
> Constituição, Justiça e Redação - Antonio Granja (Pros)
> Cultura e Esportes
> Da Infância e Adolescência
> Defesa do Consumidor
> Defesa Social
> Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca
> Direitos Humanos e Cidadania - Zé Ailtol Brasil (PP)
> Educação
> Fiscalização e Controle
> Industria, Comercio, Turismo e Serviço
> Juventude
> Meio Ambiente e Des. Semiárido - Dra. Silvana Oliveira (PMDB)
> Orçamento, Finanças e Tributação
> Seguridade Social e Saúde
> Trabalho, Administração e Serviço Publico
> Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: