Asteroide com 830 metros de diâmetro passará próximo à Terra na próxima segunda-feira
Rocha espacial de tamanho superior ao One World Trade Center não representa risco de impacto e estará a uma distância segura de três milhões de quilômetros da Terra
247 - Um asteroide com diâmetro entre 310 e 830 metros, maior que o One World Trade Center, passará próximo à Terra na próxima segunda-feira (12). Embora seja considerado "potencialmente perigoso" pela Nasa, sua órbita está fora da distância mínima para representar um risco de colisão com nosso planeta. O asteroide, denominado 1994 XD, estará a uma distância segura de aproximadamente três milhões de quilômetros, diz o site Trendsbr.
O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da Nasa monitora a órbita de asteroides e cometas para avaliar possíveis riscos de impacto. O 1994 XD, que orbita o Sol a cada 3,6 anos, fará uma visita passageira, passando a cerca de três milhões de quilômetros da Terra. Essa distância equivale a oito vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.
Apesar de seu tamanho estimado de até 830 metros de diâmetro, o 1994 XD é considerado pequeno em comparação com outros asteroides. No entanto, se fosse colocado sobre a cidade de Nova Iorque, superaria todos os arranha-céus. Ele também possui uma lua que o orbita, como descoberto por astrônomos em 2005.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: