TV 247 logo
    HOME > Geral

    Aumento de vereadores é ilegal, diz TJ de Alagoas

    Pleno do Tribunal de Justiça do Estado deferiu, na manhã desta terça-feira 29, em caráter liminar, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) interposta pelo Ministério Publico Estadual quanto ao aumento de subsídios para a Câmara Municipal de Maceió, na legislação anterior

    Pleno do Tribunal de Justiça do Estado deferiu, na manhã desta terça-feira 29, em caráter liminar, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) interposta pelo Ministério Publico Estadual quanto ao aumento de subsídios para a Câmara Municipal de Maceió, na legislação anterior (Foto: Voney Malta)
    Voney Malta avatar
    Conteúdo postado por:

    Alagoas247 - De acordo com o procurador Antiógenes Lira, a lei 5.977/2010 - criada e aprovada pelo Legislativo e que fixava os subsídios para os parlamentares - é de caráter inconstitucional e chegou a ser publicada no mês de dezembro do corrente ano.

    Em suas palavras, o procurador citou que um inquérito civil aberto, à época, pelo órgão ministerial fora arquivado, após a presidência da Casa de Mário Guimarães alegar que jamais concederia o aumento. Entretanto, o MP, apesar da não aplicabilidade do reajuste salarial, pugnou a criação da lei, ingressando com a ação.

    "Tendo ou não aumento, não é a palavra do presidente que vai arquivar processo investigativo; ou seja, não podemos acatar a promessa de que a lei sera ou não cumprida. A discussão gira em torno da ilegalidade acerca da concessão de aumento nos salários em uma mesma legislatura. A lei devera ser automaticamente suspensa e, para haver o reajuste, outra lei terá que ser criada", argumentou Antiógenes.

    Durante a votação, o desembargador relator Washington Luís acatou a medida cautelar que declara inconstitucional a fixação dos subsídios, que seriam efetivados em janeiro de 2011. "O entendimento em questão e a ilegalidade da criação da lei com sus efeitos para a mesma legislatura", afirmou o magistrado, sendo acompanhado pelos pares. A decisão da Corte suspende automaticamente a legislação em vigor.

    Com gazetaweb.com

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: