Brasil trouxe migalhas dos EUA
Em vez do fim da exigncia de vistos, dois novos consulados, como lembra o jornalista Ricardo Noblat
247 – Em seu blog, o jornalista Ricardo Noblat faz um balanço da viagem de Dilma Rousseff aos Estados Unidos. Ele lembra que a presidente viajou com a intenção de acabar com a necessidade de visto para a entrada dos brasileiros no País de Barack Obama, mas voltou com dois novos consulados para casa.
Leia o artigo de Ricardo Noblat:
Abertura de novos consulados não casa com fim de visto para os EUA
Não entendo.
Está nos principais sites - e com destaque - a informação de que Dilma e Obama se comprometeram em "possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem a necessidade do visto".
Em comunicado conjunto, afirmam que trabalharão “em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos e da legislação brasileira aplicável”.
Mais cedo, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, havia anunciado a abertura de dois novos consulados dos EUA no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. "A medida visa a acelerar e facilitar a concessão de vistos a turistas e empresários, estreitando as relações econômicas entre os dois países."
- Os EUA estão abrindo dois consulados no Brasil. São exemplos de nossa relação ampla, derrubando barreiras, tornando mais faceis as viagens - afirmou Hillary, ao lado do chanceler brasileiro, Antonio Patriota, ao abrir o seminário "Brasil-EUA: parceria para o século 21", que reúne mais de 400 convidados na Câmara de Comércio Americana.
Uma coisa não casa com a outra - salvo se a primeira não passar de boa intenção, a não se concretizar tão cedo. É o mais provável.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: