Brotas: agosto é o mês do cachorro louco por aventura
O destino Brotas está estruturado para receber animais domésticos, especialmente cachorros de pequeno e médio portes; ao todo, 18 meios de hospedagens, incluindo pousadas, hotéis, resort, hotel-fazenda e campings, aceitam pets; como agosto é Mês de Cachorro Louco por Aventura, de 01 a 31, alguns deles não cobram taxa de hospedagem dos bichinhos e outros até dão desconto na diária para humanos que estiverem com animal de estimação! Não é um incentivo e tanto para levar o seu pet para passear num lugar de natureza tão rica?
Goiás 247 - Com certeza você já ouviu falar que agosto é o mês do cachorro louco. Há várias justificativas para esta designação, que vão de acontecimentos históricos nada bons neste mês, como guerras, incluindo a explosão da bomba de Hiroshima, à concentração de cadelas no cio, o que deixaria os cães enlouquecidos para conquistá-las, mas sem comprovação científica, ao fato de que é um período seco, propício para a transmissão da raiva. Em Brotas, o mês é de cachorro louco sim, louco por aventura! Meios de hospedagem e operadoras de turismo prepararam uma série de benefícios e descontos para que os turistas explorem Brotas com os seus pets. Afinal, cada vez mais eles fazem parte da família brasileira e também merecem curtir a capital do turismo de aventura!
O destino Brotas está estruturado para receber animais domésticos, especialmente cachorros de pequeno e médio portes. Ao todo, 18 meios de hospedagens, incluindo pousadas, hotéis, resort, hotel-fazenda e campings, aceitam pets. Como agosto é Mês de Cachorro Louco por Aventura, de 01 a 31, alguns deles não cobram taxa de hospedagem dos bichinhos e outros até dão desconto na diária para humanos que estiverem com animal de estimação! Não é um incentivo e tanto para levar o seu pet para passear num lugar de natureza tão rica?
E os animais de estimação podem acompanhar seus donos em vários sítios turísticos do município, como trilhas, cachoeiras e até mesmo na mais famosa atração de turismo de aventura de Brotas, o rafting. Sim! Cães com espírito aventureiro, geralmente de raças como labrador, border collie, golden retriver e vira-lata, acompanhados de seus donos, também descem as corredeiras do Rio Jacaré-Pepira em botes infláveis! Para a segurança e conforto deles, o rafting com pet é feito num trecho mais tranquilo do rio e já se tornou uma modalidade da atividade na cidade, assim como o noturno e o destinado às crianças.
Em qualquer época do ano é bastante comum cães completando a lotação dos botes de rafting. Enquanto os humanos remam e tentam manter o rumo certo, eles só aproveitam a descida, parecendo curtir muito as corredeiras e a água que vez ou outra cai dentro dos botes. Às vezes, quando o instrutor encosta a embarcação numa margem, é o primeiro da tripulação a mergulhar no rio. Como parte da promoção Mês de Cachorro Louco por Aventura, várias operadoras de turismo também dão descontos e até brindes para quem fizer rafting com seu cão.
Para os pets menos aventureiros, os passeios indicados são trilhas na natureza e banhos nas cachoeiras, córregos e rios. Vários sítios turísticos de Brotas aceitam animais de estimação. Claro que é o dono, que tem sempre de estar junto com seu bichinho, a melhor pessoa para avaliar qual atividade o seu pet vai curtir numa boa, sem estresse nem cansaço além do suportável. E, também, cumprindo as regras de cada sítio turístico, que pode incluir, por exemplo, exigência de que animais sejam conduzidos na guia, e cuidando para que eles não passem sede nem fome e nem sofram com o calor. Eles costumam amar!
A veterinária Mariana Moraes Dionísio de Souza comenta que, de maneira geral, passear com pet é muito bom. O animal sai da rotina, faz exercícios e se dez estressa. Além disso, é uma oportunidade para estreitar a relação entre o bicho de estimação e seu dono. Mas ela ressalta que é necessário uma série de cuidados. O primeiro deles é que o cachorro esteja com as vacinais em dia. O segundo é uma avaliação, que o dono deve fazer antes de viajar, se a atividade pretendida é compatível com o perfil e temperamento do seu bicho de estimação. “É necessário considerar a raça, a idade - se não é filhote nem idoso - e as condições gerais de saúde. Se precisar, peça ajuda ao veterinário para fazer esta avaliação”, sugere.
Cachorros, em geral, gostam de atividade física, mas tem de ser no limite deles, lembra. “Eles não podem ser expostos a calor extremo, nem passar sede e fome. E é preciso também tomar todos os cuidados no transporte e na acomodação do animal fora de casa, para que ele não se sinta desconfortável”, explica a veterinária. Por isso, a opção de hospedar o bichinho no apartamento dos donos é muito bem-vinda. Outra orientação é nunca deixar o pet sem plaquinha de identificação, com nome e telefone do dono, além de tentar manter a rotina e os horários habituais de alimentação e necessidades fisiológicas.
Cidade sedia festival gastronômico de 18 a 20 de agosto
Além dos incentivos e benefícios para visitar Brotas com seu pet, agosto é um mês especial na cidade porque é quando é realizado o tradicional festival gastronômico de música, que está na quinta edição. De 18 a 20 de agosto, 13 restaurantes do município vão apresentar pratos elaborados especialmente para o evento, cujo tema é “Da feira para sua mesa”, que faz a ponte entre dois setores importantes de Brotas. De um lado, os pequenos agricultores que são fornecedores de alimentos e, de outro, os restaurantes, que utilizam os produtos frescos na preparação dos pratos que são servidos aos turistas.
