Cachaça é reconhecida como bebida brasileira
Carta assinada entre Brasil e Estados Unidos reconhece como produtos tipicamente dos dois pases a cachaa e o whisky Bourbon do Tenessee, respectivamente; na prtica, a medida vai permitir que apenas empresas e produtores brasileiros utilizem o nome Cachaa na Terra do Tio Sam
Raphael Coutinho _PE247 – Que a cachaça é um símbolo da cultura e da economia brasileira, ninguém duvida. Mas o não reconhecimento do produto como tipicamente nacional incomodava os produtores e até mesmo os admiradores da bebida. No entanto, uma notícia vinda dos Estados Unidos foi bastante comemorada por aqui. Em cerimônia realizada na sede do United States Trade Representative, em Washington, foi assinada uma carta de intenção para o reconhecimento mútuo da cachaça e do Bourbon Tenessee Whisky, produzido por lá.
O documento apresenta as assinaturas do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e do representante de Comércio dos Estados Unidos, embaixador Ron Kirk. A partir de agora, inicia-se oficialmente o processo do reconhecimento da Cachaça como bebida típica e exclusiva do Brasil.
Na prática, a medida vai permitir que o nome Cachaça seja utilizado apenas por empresas brasileiras. A próxima etapa é a publicação nos Estados Unidos de consulta pública sobre o tema.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: