Candidatos destacam propostas e realizações em primeiro debate
Seis dois oito candidatos à Prefeitura de Fortaleza participaram do primeiro debate na tarde desta quarta-feira (24), transmitido pela TV Cidade. Confira os principais pontos destacados por eles e propostas para a futura gestão
Ceará247 - O primeiro debate dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), na TV Cidade, e contou com a presença de Roberto Cláudio (PDT), Capitão Wagner (PR), Luizianne Lins (PT), Heitor Férrer (PSB), Tin Gomes (PHS) e Ronaldo Martins (PRB) - João Alfredo (PSOL) e Francisco Gonzaga (PSTU) ficaram de fora. Mediado pelo jornalista Alexandre Medeiros, seguiu o modelo em que os candidatos indagavam candidatos, com direito a réplicas e tréplicas.
Como era de se esperar, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) foi o principal alvo dos demais candidatos. Em suas falas, RC destacou as obras de mobilidade realizadas durante sua gestão, rebateu críticas do candidato Ronaldo Martins sobre a “indústria da multa” e prometeu continuar “salvando vidas”. Disse que irá ampliar a quantidade de ônibus com ar-condicionado e concluir as reformas dos terminais. No campo da saúde, prometeu continuar investindo, melhorando filas de exames e ofertas de remédios. Falou também da implantação de 20 escolas de tempo integral durante o seu governo.
Luizianne destacou as obras de sua gestão durante todo o debate, como o Hospital da Mulher, o Vila do Mar, o novo PV e os Cucas, e entrou em confronto com Roberto Cláudio sobre a autoria de obras inacabadas na gestão da petista e concluídas nos últimos quatro anos. Entre as propostas, anunciou a tarifa social de ônibus também aso sábados.
Tin Gomes, que já foi vice de Luizianne e aliado de Roberto Cláudio, optou por ficar em cima do muro, sem atacar nenhum candidato. Sobre a questão da mobilidade, afirmou que é necessário implantar ciclovias sem prejudicar a circulação dos carros e que a av. Bezerra de Menezes precisa ser revista por causa do congestionamento.
Tendo como principal mote de campanha a segurança pública, Capitão Wagner prometeu armar a Guarda Municipal e destacou propostas como melhoria da iluminação pública e instalação de câmeras de monitoramento, além da promoção de atividades para a ocupação de espaços públicos.
Heitor Férrer considerou que a Saúde será prioridade em sua eventual gestão e destacou que é preciso otimizar os recursos para investir, principalmente nos postos de saúde, e prometeu a criação do projeto Saúde em Casa, que levará atendimento a quem precisa em sua residência. Heitor prometeu ainda reduzir os 4 mil cargos comissionados da Prefeitura para enxugar a máquina. Disse ainda que irá reduzir no mínimo 50% dos fotossensores, que segundo ele, existem apenas para encher os cofres da prefeitura.
Ronaldo Martins também destacou o inchaço da máquina e prometeu reduzir em 30% esses cargos comissionados e terceirizados, acabar com as indicações políticas e priorizar o povo. No campo da educação, apresentou como proposta a criação do passe livre escolar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: