TV 247 logo
    HOME > Geral

    Chris Martin, do Coldplay, diz fazer apenas uma refeição ao dia; entenda riscos e benefícios

    “Paro de comer às 16h”, afirmou o vocalista da banda em entrevista no podcast “Conan O'Brien Needs A Friend”

    (Foto: Iris Alves/Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 — Durante uma entrevista no podcast “Conan O'Brien Needs A Friend”, transmitido esta semana, o cantor Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, revelou que agora só come uma refeição por dia.

    Martin explicou que essa mudança na alimentação foi motivada por um almoço com o também cantor Bruce Springsteen, que também pratica o jejum intermitente como parte de seu estilo de vida saudável. 

    “Na verdade, não janto mais. Paro de comer às 16h e aprendi isso depois de almoçar com Bruce Springsteen (…) Eu estava em uma dieta muito rigorosa de qualquer maneira. Mas pensei: “Bruce parece ainda mais em forma do que eu”. E Patti (esposa de Springsteen) disse que ele estava comendo apenas uma refeição por dia, então eu estava tipo, “bem, lá vamos nós, esse é o meu próximo desafio”, disse Martin.

    Jejum intermitente

    O jejum intermitente é uma prática em que a pessoa não come por cerca de 16 horas diárias, geralmente após as 16h. Embora seja popular entre as celebridades para perda de peso, a comunidade científica não tem um consenso sobre sua eficácia.

    Um estudo publicado no periódico JAMA Internal Medicine em agosto do ano passado avaliou 90 participantes com obesidade entre 25 e 75 anos. Eles foram divididos em dois grupos, ambos reduziram as calorias e passaram por atividades físicas. Porém, um grupo restringiu a alimentação para o período de 7h da manhã a 15h da tarde, enquanto o outro não teve limitações de horário. Depois de 14 semanas, os resultados mostraram que aqueles que praticaram o jejum intermitente perderam cerca de 2,3 kg a mais de peso em comparação com o outro grupo, e obtiveram uma melhora na pressão arterial.

    No entanto, um outro estudo conduzido pela Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos no ano passado, monitorou mais de 500 pessoas e seus hábitos alimentares por meio de um aplicativo. Concluíram que o tempo em que a pessoa passa em jejum não influencia na perda de peso, mas sim a quantidade de calorias ingeridas.

    Esses estudos apontam para um mesmo caminho: o jejum intermitente sozinho não leva ao emagrecimento, mas sim a forma como ele pode fazer o indivíduo reduzir as calorias. É importante lembrar que apenas restringir o horário das refeições sem equilibrar os nutrientes necessários pode levar a deficiências de vitaminas e outras substâncias essenciais no dia a dia. Por isso, é fundamental buscar orientação profissional para garantir que a dieta esteja balanceada e saudável.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: