TV 247 logo
    HOME > Geral

    Chuvas devem continuar durante toda a semana

    Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia da Semarh, Overland Amaral, até a manhã de ontem o volume de chuvas acumulado nas regiões está dentro do esperado; no litoral, choveu desde sábado 60 mm; no Agreste, 50 mm e no semiárido, 10 mm; "em todo o estado, as chuvas devem continuar nos próximos cinco dias nos mesmos padrões, sem intensidade, mas sendo muito frequentes", observa o meteorologista; Overland Amaral destaca que as chuvas trouxeram uma regularização significativa para o quadro ambiental nos municípios atingidos pela longa estiagem, melhorando as condições agrárias de plantio, mas ainda não sendo suficiente o armazenamento hídrico

    Chuvas devem continuar durante toda a semana
    Valter Lima avatar
    Conteúdo postado por:

    Kátia Azevedo, do Jornal do Dia - As chuvas que caíram desde o último final de semana em todo o estado devem se prolongar durante toda a semana, de acordo com previsão do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

    Segundo o coordenador do Centro de Meteorologia da Semarh, Overland Amaral, até a manhã de ontem o volume de chuvas acumulado nas regiões está dentro do esperado. No litoral, choveu desde sábado 60 mm; no Agreste, 50 mm e no semiárido, 10 mm. "Em todo o estado, as chuvas devem continuar nos próximos cinco dias nos mesmos padrões, sem intensidade, mas sendo muito frequentes", observa o meteorologista.

    Fazendo uma análise climática na região do sertão, Overland Amaral destaca que as chuvas trouxeram uma regularização significativa para o quadro ambiental nos municípios atingidos pela longa estiagem, melhorando as condições agrárias de plantio, mas ainda não sendo suficiente o armazenamento hídrico.

    Sobre a velocidade do vento, o meteorologista informou que não apresenta riscos de sinistros. Ontem, a velocidade dos ventos alcançou 24 km/hora, considerado pela meteorologia dentro da normalidade. Ainda assim, Overland Amaral não descarta que esta velocidade possa mudar a depender da situação do tempo nos próximos dias, assim também como a formação de alagamentos na área urbana.

    Logo no início da manhã, agentes de limpeza da Prefeitura de Aracaju removiam lixo concentrado nas bocas de bueiros. Vários trechos da avenida João Ribeiro ficaram alagados por causa do acúmulo de lixo ao longo da via. Outro problema foi a falta de proteção de pontos de ônibus. Na avenida João Ribeiro, muitas pessoas procuraram se proteger da chuva em estabelecimentos comerciais.

    Defesa Civil - Com as chuvas dos últimos dias, a Defesa Civil Municipal está em alerta desde o último sábado, monitorando as possibilidades de riscos por causa do grande volume de água em áreas consideradas mais suscetíveis a desabamentos com queda de morros. Segundo o coordenador do órgão, coronel Reginaldo Moura, não houve registros durante o final de semana e nem nas primeiras horas do dia de ontem.

    "Estamos atuando em áreas de risco, conversando com os moradores, mas por enquanto a situação está controlada", observou Reginaldo Moura. Na avenida João Ribeiro e avenida Simão Sobral, no bairro Santo Antônio, muitos usuários de ônibus procuraram abrigo em estabelecimentos comerciais para passar a chuva até o transporte chegar. Nestes locais, alguns pontos de ônibus não têm proteção.

    As áreas com maior presença de perigo são encostas e regiões mais elevadas. Em Aracaju, os pontos mais propícios a desabamentos estão nos bairros Cidade Nova, Jetimana, Olaria, Jardim Centenário, Porto Dantas, Soledade, Industrial, América, Santo Antônio, Jabotiana, Santa Maria, Manuel Preto, Coqueiral e Cirurgia.

    Foto: Ascom/Semarh

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: