TV 247 logo
    HOME > Geral

    Com 30 mil empresas, Sergipe tem crescimento sólido do setor

    Segundo estudos do IBGE, com dados de 2011, analisados pelo secretário Saumíneo Nascimento, Sergipe possuía 31.652 empresas que envolviam um total de 415.058 trabalhadores, sendo que 90,8% assalariados e os demais (9,2%) na condição de sócio ou proprietário; salário médio mensal de Sergipe é o maior da região Nordeste; "pesquisa revela peculiaridades do sistema empresarial sergipano que evolui e possibilita alternativas de emprego para a sociedade local, numa perspectiva de melhoria constante na distribuição de riqueza”, afirma secretário

    Com 30 mil empresas, Sergipe tem crescimento sólido do setor
    Valter Lima avatar
    Conteúdo postado por:

    ASN - O segmento empresarial de Sergipe tem apresentado uma evolução considerável nos últimos anos. Este foi o resultado da análise realizada pelo secretário da Sedetec, Saumíneo Nascimento, com base no Cadastro Central de Empresas (Cempre), divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – tendo como referência o ano de 2011. O estudo mostra que neste período, Sergipe possuía 31.652 empresas que envolviam um total de 415.058 trabalhadores, sendo que 90,8% assalariados e os demais (9,2%) na condição de sócio ou proprietário. Além dos números, o secretário traça um parâmetro da evolução desse segmento no Estado e revela peculiaridades do sistema empresarial sergipano.

    Segundo as informações do Cempre, o salário médio mensal de Sergipe é o maior da região Nordeste. “Um dado importante a ser ressaltado nesta pesquisa é a taxa de crescimento real do salário médio mensal no período de 2008 a 2011 para os municípios das capitais. Na pesquisa do IBGE nota-se que esse crescimento foi elevado nas capitais das regiões Norte e Nordeste do país e baixo no Distrito Federal e nas capitais da Região Sudeste”, afirma o secretário, ao destacar que Aracaju teve o maior crescimento entre as capitais do Nordeste e foi a terceira capital do Brasil com maior crescimento na remuneração dos trabalhadores.

    A maior média em remuneração de Sergipe fica no setor de indústrias extrativas, são 111 em Sergipe, com uma média mensal de 12,7 salários mínimos. Em segundo lugar fica o setor de atividades financeiras com 6,2 salários mínimos e a terceira maior remuneração média mensal fica com o setor de eletricidade e gás com 4,8 salários mínimos. Já a administração pública representa 38,2% do total no Estado e o setor de educação conta com a segunda maior remuneração – cerca de R$ 980 mil, representando 12,6% do total.

    Do ponto de vista da participação de cada setor e sua contribuição relativa, Saumíneo Nascimento ressalta que o comércio é o que possui maior número de empresas em Sergipe. “São 14.064 unidades, o que representa 44,4% do número de empresas e coloca o Estado em segundo colocado em pessoal ocupado, com 77.892 pessoas, representando 18,8% desse total”, conta.

    Apenas na administração pública, Sergipe conta com mais de 100 mil pessoas, o que representa 24,1% da ocupação total no Estado. Porém, a pesquisa do IBGE aponta que o peso de pessoal ocupado no setor público vem caindo, onde o percentual já foi de 30,7% em 2008 e em 2011 ficou em 26,6%. “Este resultado revela peculiaridades do sistema empresarial sergipano que evolui e possibilita alternativas de emprego para a sociedade local, numa perspectiva de melhoria constante na distribuição de riqueza”, acrescenta Saumíneo.

    O estudo do Cempre reúne informações cadastrais e econômicas de empresas e outras organizações formalmente constituídas, presentes no território nacional e suas respectivas unidades locais, inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), da Secretaria da Receita Federal. O cadastro é atualizado anualmente a partir das informações do IBGE, provenientes das pesquisas econômicas para as atividades de Indústria, Construção, Comércio e Serviços e do Sistema de Manutenção Cadastral do Cadastro Central de Empresas, bem como de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego, como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: