Comércio do Recife animado com fim de ano
Segundo a Cmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), aumento nas vendas do ms de dezembro ter um incremento de at 9% em relao ao ano anterior.
Bruna Cavalcanti_PE247 – Os pernambucanos gostam mesmo de comprar. Pelo menos é o que revela a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). De acordo com entidade, quase 56% irão gastar o 13º salário em compras de final de ano. Já 51% utilizarão o benefício para saldar dividas. Em todo o Estado, a classe C é a mais disposta a usar o 13º em compras. No entanto, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a tendência é maior entre as classes D e E.
“Quando se considera o Estado, representado pela área metropolitana, mais as cidades de Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina, quase 56% vão gastar em compras e 51% no pagamento de dívidas”, ressalta Luiz Kehrle, consultor da Fecomércio. As cidades de Caruaru e Garanhuns, aliás, tem o maior percentual de consumidores. Lá, mais de 60% farão novos gastos com o uso do 13º.
Em relação à poupança, a pesquisa revela que pouco mais de 20% utilizarão o 13º salário para poupar e 10% irão realizar novos investimentos. “A intenção máxima de poupança foi registrada em Caruaru e a mínima em Petrolina. O uso para investimento deverá ser maior em Garanhuns e a menor na RMR”, explica o também consultor da Fecomércio, José Fernandes de Menezes. Segundo ele, a decisão de poupar é muito maior entre as classes de maior renda.Tércio Amaral_PE247 – O Papai Noel está sendo generoso com o comércio do Recife neste fim de ano. As ruas do centro da capital pernambucana já estão lotadas durante a semana para receber o público que procura preços mais acessíveis para a compra da “lembrancinha” de Natal. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), as vendas do mês de dezembro vão superar as do mesmo período de 2010. Os comerciantes esperam um incremento de até 9% nos negócios. Outro dado importante do otimismo no varejo da cidade foi o resultado, divulgado hoje (16), da Pesquisa Mensal de Expectativa de Consumo do Instituto Maurício de Nassau (IMN). Segundo o levantamento, 13,38% dos recifenses afirmaram
Tércio Amaral_PE247 – O Papai Noel está sendo generoso com o comércio do Recife neste fim de ano. As ruas do centro da capital pernambucana já estão lotadas durante a semana para receber o público que procura preços mais acessíveis para a compra da “lembrancinha” de Natal. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), as vendas do mês de dezembro vão superar as do mesmo período de 2010. Os comerciantes esperam um incremento de até 9% nos negócios. Outro dado importante do otimismo no varejo da cidade foi o resultado, divulgado hoje (16), da Pesquisa Mensal de Expectativa de Consumo do Instituto Maurício de Nassau (IMN). Segundo o levantamento, 13,38% dos recifenses afirmaram que pretendem adquirir bens de consumo duráveis neste e nos próximos meses.
Segundo o presidente da CDL, Eduardo Catão, o mês de dezembro foi beneficiado por diversos fatores. O primeiro ponto, destaca o dirigente, foi a antecipação da folha de pagamento do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife. “É uma injeção de milhões no comércio na cidade. Com a antecipação do 13º muitos servidores públicos estão movimentando o mês inteiro no comércio da cidade. É um momento único”, frisou, argumentando ainda que o varejo no Recife gerou 16 mil empregos temporários nesta época do ano.
O bom momento do varejo na capital pernambucana também é atestado pela pesquisa de Expectativa de Consumo do IMN. O estudo, realizado entre os dias 3 e 4 de dezembro com 624 moradores do Recife, mostrou que 13,38% pretendem comprar bens de consumo duráveis, como fogões ou máquinas de lavar. Apesar da alta em relação ao mês de novembro deste ano, o número mostra que houve uma redução em relação a dezembro do ano passado, cujo desejo de compra de bens duráveis estava na casa dos 19%.
“Os indicadores apontam para uma tendência natural de elevação da confiança no final do ano, no entanto projetam um final de ano menos aquecido em comparação a 2010. O nível de intenção de compras no mês de dezembro é 6,07% inferior ao nível do mesmo período de 2010. Ou seja, o aquecimento nas vendas de duráveis no último trimestre de 2011 se dará em um patamar mais modesto do que o de 2010,” afirma o economista responsável pela pesquisa Djalma Guimarães.
A pesquisa ainda mostrou a intenção de compra do consumidor recifense. Dentre os setores analisados, houve um aumento na intenção de compra de móveis (26%) e eletrodoméstico (12%). O setor de informática apresentou elevação mais modesta de 2%, enquanto que no setor de eletrônicos houve retração de 18% em comparação a novembro.
Fonte: Instituto Maurício de Nassau (IMN)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: