Embrapa diz que Alagoas pode produzir soja
Dados levantados por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelam que o Estado de Alagoas já é visto como nova fronteira agrícola e com excelente aptidão para produção de soja; pesquisa durou quatro anos e foram levados em consideração o volume de chuvas e as propriedades do solo; estudo mostra que o potencial de produtividade é de 80 sacas por hectare
Por Ronaldo Lima/Agência Alagoas - Dados levantados por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelam que o Estado de Alagoas já é visto como nova fronteira agrícola e com excelente aptidão para produção de soja no país. O estudo da Embrapa mostra que o potencial de produtividade é de 80 sacas por hectare.
Apesar de ser uma área ainda pouco explorada para a cultura da soja, os estudos da Embrapa Tabuleiros Costeiros identificam com um significativo potencial para a produção da principal commodity brasileira, a soja.
Durante quatro anos de pesquisa na região, foram levados em consideração dois principais aspectos: o volume de chuvas e as propriedades do solo. Após o estudo, notou-se que da segunda quinzena de abril até setembro, o volume de precipitações superava a casa dos 450 milímetros acumulados, suficientes para atender a cultura.
Como explica Sérgio de Oliveira Procópio, um dos pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros, responsável pelo estudo, na avaliação dos últimos 30 anos de dados climáticos, para saber como o clima variava na região, verificou-se que há grande potencial, pois os volumes de chuvas são muito bons, neste período.
Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a criação da Comissão de Grãos de Alagoas também tem um papel fundamental, bem como as parcerias com a Federação da Agricultura de Alagoas (Faeal), Ufal, Sebrae e Embrapa.
"Isso é uma clara demonstração que a política de diversificação agrícola implantada pelo Governo de Alagoas vem dando certo, demonstrando, sobretudo, as potencialidades produtivas e as vantagens econômicas na produção de grãos no Estado", avalia o secretário.
Atualmente, os municípios de Jundiá, Campo Alegre e São Miguel dos Campos já produz soja, e Piaçabuçu é uma área experimental em várzea.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: