TV 247 logo
    HOME > Geral

    Empresas se preparam para seu gol de placa

    Como pequenos negcios podem se beneficiar de megaeventos como a Copa de 2014

    Empresas se preparam para seu gol de placa (Foto: Shutterstock)
    Luciane Macedo avatar
    Conteúdo postado por:

    Luciane Macedo _247 - A Copa do Mundo de 2014 vem aí, e está aberta a temporada de caça aos bons negócios. Mais que isso, megaeventos como a Copa da Fifa e as Olimpíadas de 2016 representam uma oportunidade ímpar de crescimento, consolidação e conquista de padrões internacionais de excelência para as micro e pequenas empresas de todo o Brasil.

    Pensando nisso, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), elaborou um verdadeiro "mapa da mina" para os donos de micro e pequenos negócios que querem aproveitar o bom momento econômico, às vésperas dos dois megaeventos esportivos, para colocar seu time em campo e fazer uma avaliação criteriosa do que falta para o seu negócio marcar um gol de placa no mercado.

    "Um evento como a Copa traz ao mercado uma nova exigência de padrão de qualidade, então tem toda uma nova demanda e também um novo padrão de competitividade internacional e expectativa de atendimento", observa Paulo Alvim, gerente de mercado e serviços financeiros do Sebrae Nacional.

    Em estudo inédito, o Sebrae e a FGV mapearam onde estão as oportunidades de negócios para as MPEs nas 12 cidades-sede da Copa. Nove setores foram avaliados. “O estudo identificou oportunidades nos setores que têm maior presença da pequena empresa”, explica Alvim.

    O agronegócio lidera, seguido de construção civil, comércio varejista, produção associada ao turismo (o que inclui artesanato e cultura, entre outras atividades), madeira e móveis, tecnologia da informação, turismo, moda (que abrange têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias) e, finalmente, serviços (veja no gráfico).

    São quase 930 oportunidades em todas as regiões do Brasil, e elas são o foco do programa Sebrae 2014. Além de levar o estudo ao conhecimento dos pequenos e microempresários, o programa se dedica, principalmente, a preparar as MPEs para aproveitar estas oportunidades.

    O estudo revela, em nível local nas 12 cidades-sede da Copa, como está a presença das MPEs em dezenas de tipos de negócios nas nove grandes áreas avaliadas. Esta presença foi chamada de densidade, que varia em uma escala de 0 (baixa) a 1 (alta), correlacionando o número de MPEs ao número global de empresas que atuam naquele ramo de atividade. O estudo identifica, ainda, as dificuldades encontradas pelas MPEs, sugerindo ações para superá-las.

    No conjunto, são dados fundamentais para que os donos das MPEs contextualizem seus negócios em função da Copa e procurem orientação nas unidades estaduais do Sebrae. "Os pequenos e microempresários devem ter uma estratégia que vai além da Copa, que é um evento muito mais mobilizador do que garantidor de sucesso", comenta Alvim.

    Para quem tem interesse em começar um negócio agora com vistas às oportunidades de 2014 e 2016, o gerente do Sebrae recomenda que o futuro empresário faça uma análise de mercado, monte um plano de negócios e conheça bem a concorrência. "Se não passar por essas etapas iniciais, ele corre o risco de ser mais um ou chegar atrasado", alerta Alvim.

    Que já tem uma micro ou pequena empresa deve aproveitar os megaeventos esportivos para expandir os negócios e se consolidar no mercado. "É uma oportunidade de se posicionar de forma distintiva no mercado, buscando padrões internacionais, porque teremos mais competitividade antes e depois da Copa em vários setores", avalia Alvim.

    Para dar suporte às MPEs, o programa Sebrae 2014 deve receber investimentos no valor de R$ 80 milhões até 2013. Segundo Alvim, em maio, o Sebrae 2014 terá seu próprio portal na internet, e encontros de negócios com foco na Copa devem começar em junho, em São Paulo. "O foco dos encontros será aproximar as ofertas das MPEs dos demandantes, então, por exemplo, vamos aproximar os hotéis credenciados da Fifa a fornecedores", explica o gerente do Sebrae.

    Clique nas imagens para ampliá-las.

    Clique nos setores para baixar o mapa das oportunidades identificadas nas 12 cidades-sede pelo Sebrae em parceria com a FGV

    Agronegócio
    Construção Civil
    Comércio Varejista
    Produção Associada ao Turismo
    Madeira e Móveis
    Tecnologia da Informação
    Turismo
    Moda
    Serviços

    Clique nas cidades para baixar os estudos e conhecer as ações sugeridas às MPEs locais para superar as dificuldades identificadas em cada tipo de negócio

    Belo Horizonte
    Brasília
    Cuiabá
    Curitiba
    Fortaleza
    Manaus
    Natal
    Porto Alegre
    Recife
    Rio de Janeiro
    Salvador
    São Paulo

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: