TV 247 logo
    HOME > Geral

    Entrega de navio do Estaleiro Atlântico Sul atrasa mais uma vez

    Entrega do navio Joo Cndido j est atrasado h 16 meses. Etapa de provas de mar, prevista esta sexta-feira, s ir acontecer em 2012. Cronograma de construo do casco da plataforma P-55 tambm est defasado.

    Entrega de navio do Estaleiro Atlântico Sul atrasa mais uma vez (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem/AE)
    Bruna Cavalcanti avatar
    Conteúdo postado por:

     

    Bruna Cavalcanti_PE247 – O primeiro navio construído, em Suape, pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS) terá sua entrega atrasada mais uma vez. O petroleiro João Cândido seguiria para a etapa de provas de mar, com testes de navegabilidade, nessa sexta-feira (16); mas, o prazo para entrega do navio à Petrobras Transporte S/A (Transpetro) foi remarcado e só deverá acontecer mesmo em 2012. Além do João Candido, cujo cronograma já  foi refeito várias vezes e atualmente está com 16 meses de atraso, o EAS irá construir 22 navios para a  estatal. Todos, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A construçao e entrega do casco da plataforma P-55, que será entregue a Petrobras, também registra um atraso de 15 meses em seu cronograma.

    Os atrasos chamam a atenção e geram preocupação uma vez que podem comprometer outras obras da empresa. No entanto, segundo informações da assessoria de imprensa do EAS, não houve alteração em relação ao cronograma do navio batizado de Zumbi dos Palmares, o segundo que será entregue pelo Atlântico Sul à Transpetro. De acordo com informações do Atlântico Sul, o navio já está com as obras bem adiantadas. “Não haverá alteração de cronograma: será entregue entre julho e agosto de 2012”, diz a nota liberada pela empresa.

    O contrato, assinado entre a Transpetro e o EAS, prevê multa contratual por atrasos, mas o valor do montante não foi informado pelas empresas. Em nota enviada ao PE247, o Atlântico Sul afirmou que, apesar dos atrasos, “o petroleiro está em fase final de seus testes de sistemas e acabamento e, tão logo sejam concluídos esses procedimentos, seguirá para a etapa de provas de mar, que precede a entrega do navio ao armador, a Petrobras Transporte S/A (Transpetro)”. O EAS, no entanto, não informa a data precisa para finalização do petroleiro. “A entrega será realizada no início do ano de 2012”.

    O atraso do João Cândido deve-se a verificação de problemas de montagem na embarcação, como soldas, tubulações e sistema de vapor. No último balanço divulgado pelo Governo Federal, referente às obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção do petroleiro aparecia com um sinal amarelo, como uma obra que merece atenção.

    Plataforma P-55

    Com 15 meses de atraso – a expectativa era de que o casco fosse concluído em setembro de 2010 - a plataforma P-55, da Petrobras, deverá sair do EAS no próximo dia 22, com destino ao Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, onde será integrado ao deck box (parte superior da estrutura). A integração será realizada por outra empresa contratada pela Petrobras.

    No entanto, assim como aconteceu com o João Cândido, o EAS nega que tenham acontecido problemas em relação à plataforma. “Os procedimentos de solda do casco da plataforma foram todos certificados e aprovados, no Estaleiro, pela sociedade classificadora internacional responsável, a Bureau Veritas - entidade sediada na Bélgica e com 200 anos de credibilidade”.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: