Garcia promete interceder por médicos junto a Dilma
Prefeito de Goiânia, ele próprio um neurocirurgião, recebeu representantes das entidades médicas na tarde da quarta-feira (31) no Paço Municipal; se dispôs à tarefa inglória de fazer a presidenta rever o posicionamento sobre os vetos à Lei do Ato Médico e sobre o Programa Mais Médicos, ao qual a Prefeitura de Goiânia se inscreveu
Goiânia Notícias_ Ao receber representantes das entidades médicas, na tarde desta quarta, 31, no Paço Municipal, o prefeito Paulo Garcia se comprometeu em manter um canal de interlocução com o governo federal para rediscutir a pauta de reivindicações dos médicos. Ele informou aos representantes que já está marcada uma audiência com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, e que irá acompanhar a reunião agendada para o próximo dia 7 de agosto, em Brasília.
Deverão participar da audiência o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, e um representante de cada uma das três entidades médicas nacionais, Conselho Federal de Medicina (CFM), Sindicato dos Médicos (Simego) e Associação Médica Brasileira (AMB). A categoria paralisou o atendimento nos dias 30 e 31 em protesto contra o programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde.
Entre outras reivindicações dos médicos estão a derrubada do veto do artigo 4º do Ato Médico, que estabelece ato exclusivo do médico, o diagnóstico, tratamento e prescrição de medicamentos. As entidades também entregaram ao prefeito texto com razões e contra-razões da Lei do Ato Médico. O movimento grevista também cobra mais investimentos e melhorias na infraestrutura da saúde pública pela União, Estados e municípios.
O prefeito Paulo Garcia ouviu todas as argumentações da categoria e lembrou que Goiânia já investe 23% de seu orçamento em saúde, atendendo pacientes da capital e de municípios de todo o Estado. O prefeito reforçou que um diálogo com o governo federal é fundamental e que este diálogo já está aberto, tanto que a audiência com o ministro já está marcada.
Participaram da audiência com o prefeito, o secretário de saúde de Goiânia, Fernando Machado, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Salomão Rodrigues Filho, o presidente em exercício do Simego, Rafael Cardoso Martinez, o presidente da Associação Médica de Goiás, Rui Gilberto Ferreira, o conselheiro do Cremego, Luis Humberto Garcia, e representantes do curso da Medicina da Universidade Federal de Goiás.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: