Guerra defende permanência de Serra, mas apoia Aécio
Ex-presidente do PSDB, deputado de PE admite possibilidade de prévias no partido, mas defende consenso sobre um só nome: “Não é uma questão de pessoas, mas sim de forças políticas. E é uma questão de política. Do ponto de vista do PSDB, seguramente, as condições são muito fortes para que todos se unam em torno de um mesmo candidato”
247 – O ex-presidente do PSDB e atualmente um dos principais articuladores da pré-candidatura presidencial do senador Aécio Neves (MG), o deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE) afirma que, se o ex-governador José Serra insistir em se colocar internamente como pré-candidato ao Palácio do Planalto, o partido não se recusará a realizar prévias. Ainda assim, Guerra diz que o melhor para o PSDB é encontrar um nome de consenso para a disputa de 2014.
Confira os principais trechos da entrevista de Guerra ao Poder Online, de Clarissa Oliveira, do IG:
Serra
Eu acho que não faz sentido falar na possibilidade de o Serra sair do partido. É correto ele desejar disputar uma prévia e se colocar como candidato à Presidência da República. Mas é incorreto sair do partido.
Vai depender do que for melhor para a vitória do PSDB em São Paulo. Faz sentido ele ser candidato a senador. Mas o melhor é olhar para isso sob a perspectiva das eleições paulistas.
Prévia
A executiva do PSDB já, inclusive, firmou posição em favor de prévias lá atrás. Havendo mais de um candidato, é natural que haja prévia no PSDB. Mas claro que, em tese, eu acho que o partido deve caminhar para um consenso.
Um nome só
Não é uma questão de pessoas, mas sim de forças políticas. E é uma questão de política. Do ponto de vista do PSDB, seguramente, as condições são muito fortes para que todos se unam em torno de um mesmo candidato.
Outras candidaturas
É importante para a democracia que todos sejam candidatos. Hoje, o governo perdeu o favoritismo da eleição. Já não tem mais aquele favoritismo que antes tinha com a candidatura de Dilma Rousseff. A oposição deve ter mais de um candidato. E as eleições vão se decidir num segundo turno.
SP
Os governantes, de maneira geral, estão na defensiva neste momento. Mas acredito que a aprovação do Geraldo, somada aos que consideram seu governo razoável, garantem um certo favoritismo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: