J&F pode assumir a Delta e ficar de fora do PAC
Construtora que caiu em desgraça com o caso Cachoeira pode perder contratos para os segundos colocados nas licitações do programa do governo federal, mesmo depois da venda para a holding controlada por Joesley Batista; é a cartada da presidente Dilma para provar que nada tem a ver com o negócio
247 – A insinuação de que o Palácio do Planalto tem um dedo no acerto para a compra da Delta Construções pela holding J&F, controladora do grupo JBS, incomodou tanto a presidente Dilma Rousseff que pode decretar o fim da Delta mesmo após a saída de Fernando Cavendish da empresa. A informação está na coluna Poder, do Portal IG.
Insatisfeita com a informação de que o governo teria agido por meio do BNDES (acionista do JBS) para facilitar a compra e, assim, não prejudicar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a presidente Dilma Rousseff mandou levantar a situação de todas as obras do PAC em que a Delta tem participação. A conclusão foi de que, na grande maioria delas, há menos de 50% executados.
A situação das obras deixou o Planalto mais confortável para tirar da Delta essas obras e oferecê-las às segundas colocadas nas licitações pelo mesmo preço assim que a empreiteira for considerada pela Justiça inabilitada para disputar concorrências públicas. A intervenção do ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles junto ao ex-presidente Lula acabaria se demonstrando esforço em vão.
Os futuros controladores da J&F apostam, contudo, que os problemas da Delta na Justiça dizem respeito às ações de Fernando Cavendish, e que, assim que ele deixar a companhia, o processo sobre a inidoneidade da construtora se extingue. Nesse caso, a presidente Dilma teria menos margem em sua tentativa de mostrar que seu governo não interferiu no acordo entre J&F e Delta.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: